Como ver-se livre de insetos em casa sem recorrer a inseticidas e outros químicos nocivos e tóxicos.
Os insetos são considerados um dos principais transmissores de doenças e patogéneos. Eles alimentam-se de matéria em decomposição e entram em casa espalhando bactérias trazidas do exterior um pouco por toda a parte sendo por isso necessário resguardar alimentos e objetos de higiene pessoal que estejam diretamente em conctato com o nosso corpo.
Os insetos mais comuns entro de casa são principalmente moscas, mosquitos e baratas. As moscas e mosquitos são mais frequentes durante o Verão e tempo quente enquanto as baratas tendem a aparecer no Inverno.
Os inseticidas químicos artificiais tem diversos graus de toxicidade conforme a marca e o tipo. Eles não são apenas nocivos para as pestes mas também em menor ou maior grau acabam por ter consequências para os humanos e para o meio ambiente. Alguns sintomas são alergias, irritações da garganta e ou da pele e olhos.
Muitos insetos acabam por desenvolver resistência aos químicos dos inseticidas sendo necessária uma dose cada vez maior para os eliminar.
Os inseticidas naturais tendem a repelir os insetos em vez de os matar.
Moscas e mosquitos
As moscas e mosquitos encontram-se geralmente junto às janelas sendo por isso aconselhável fechá-las e isola-las convenientemente tapando frinchas e furos.
Evite deixar comida pela casa uma vez que estes insetos são atraídos pelo odor. De igual forma convém também isolar caixotes do lixo e fechar bem os alimentos e contentores estanques.
Para afastar as moscas de forma natural pode utilizar folhas de alfavaca, essência de louro, recipientes com caldo da cozedura de uma cebola ou um limão cortado a meio com cravinhos espetados nos gomos.
Para manter os mosquitos longe pode espalhar por vários sítios em casa folhas de alfavaca ou cascas secas de laranja esfregadas com sal marinho.
Baratas
As baratas são em grande parte responsáveis pela maioria das alergias ao pó. Elas espalham pó e bactérias por onde passam. Dentro de casa concentram-se principalmente na cozinha e casa de banho.
Deve manter sempre estas divisões especialmente limpas principalmente nas zonas húmidas e escuras como cantos, ralos, partes de trás de lavatórios e de eletrodomésticos (frigorífico, máquina de lavar roupa e louça…).
Para evitar a concentração de baratas reduza ao máximo a humidade na divisão. certifique-se que tem todas as torneiras bem fechadas e canos sem fugas ou pingas. Utilize um desumidificador para ajudar.
Se tiver animais domésticos alimente-os durante o dia e retire os pratos à noite. As baratas são conhecidas por apreciarem restos de ração para animais.
Um inseticida que pode fazer em casa é composto por uma mistura de burato de sódio, gesso, farinha e açúcar barrada em folhas de alface. Deixe as folhas com a mistura junto de um pouco de água.
Formigas
As formigas são uma praga comum especialmente em moradias e casas térreas. Na maioria das vezes elas podem ser encontradas nas cozinhas e casas de banho. Quase sempre o formigueiro encontra-se no exterior e nunca dentro de casa. As formigas obreiras formam carreiros largando feromonas para marcar o caminho até ao local desejado no exterior da colónia. Elas são também atraídas por odores fortes e restos de comida.
Feche bem os caixotes do lixo utilizando sempre sacos plásticos estanques. Da mesma forma não deixe comida ou restos espalhados pela casa.
Para repelir formigas pode utilizar pó de talco, água com sabão, sal de cozinha, borras de café ou óleo de alfazema. Estes dissolverão o poder das feromonas desfazendo o carreiro.
Traças
As traças são borboletas noturnas e embora não causem qualquer perigo para as pessoas são conhecidas por causar alguns danos em tecidos dos quais se alimentam.
Para repelir traças pode utilizar essência de lavanda, óleo de cedro ou colocar maçãs entre as roupas no armário.