Como Fazer

Como aliviar uma dor de cabeça de forma natural

Quando a dor de cabeça ataca, facilmente se perde a vontade de fazer o que quer que seja. A dor de cabeça é um problema comum entre as pessoas, e pode ter as mais diversas causas. De entre as mais comuns destacam-se a rotina stressante, cansaço, ansiedade, gripe ou desidratação. Geralmente a solução mais rápida e eficaz para a combater é tomando um analgésico. No entanto, são cada vez mais as pessoas que procuram soluções naturais para combater as doenças, evitando usar químicos prejudiciais à saúde. Se sofre deste mal, confira as soluções naturais que ajudam  aliviar dores de cabeça e enxaqueca.

veja também o artigo: Como deixar de ter dores de cabeça

Como aliviar uma dor de cabeça de forma natural

1-Beber água

index

Embora pareça uma solução demasiado simples, a desidratação é a causa mais comum da dor de cabeça e enxaqueca. A  desidratação causa uma redução da quantidade do fluxo de sangue e consequentemente do oxigénio que chega ao cérebro, provocando entre outros sintomas uma dor de cabeça. Se beber álcool, deve beber água antes de se deitar e pela manhã, dado que o álcool também causa desidratação, dando origem às conhecidas dores de cabeça de ressaca. Como prevenção, tente beber 8 copos de água diários.

2-Tomar um banho quente

20140625-blog-banhoquente

Para além de ser relaxante, a água quente irá dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a relaxar os músculos tensos, aliviando a dor. Se não quiser tomar banho, pode optar por colocar um saco de água quente ou uma toalha mergulhada em água quente na parte de trás do pescoço, que terá um efeito semelhante. Uma dica: encha a banheira de água e coloque umas gotas de óleo de lavanda. A lavanda é um excelente relaxante e ajuda a aliviar as dores de cabeça.

3-Beber chá de gengibre

index

Uma das possíveis causas da dor de cabeça também pode ser a inflamação dos vasos sanguíneos. O gengibre é um perfeito coadjuvante na redução desse problema, devido à sua acção analgésica e anti-inflamatória. Ferva um pouco raíz de gengibre ralada, e beba a infusão assim que arrefecer. A boa notícia é que os resultados começam a notar-se após o mesmo tempo que uma aspirina levaria a fazer efeito. Se não gosta de chá, pode sempre ferver o gengibre e inalar o vapor que resulta desse processo.

4- Deite-se e descanse um pouco

images

Especialmente num local a uma temperatura agradável, com pouca luz e silencioso. Muitas dores de cabeça são causadas pelo stress, pelo que repousar e acalmar o corpo e a mente se tornam indispensáveis. Se possível, massaje ou peça a alguém para massajar as têmporas e a nuca, de modo a melhorar circulação sanguínea e a relaxar os músculos.

5-Maçã

index

A maçã equilibra os níveis alcalinos e ácidos do corpo. Se sentir uma dor de cabeça, coma uma maçã com casca. Se a dor for pela manhã, comece o dia comendo maçã com um pouco de sal, e beba um copo de água morna a seguir. Como alternativa pode usar vinagre de maçã. Por ter as mesmas propriedades do fruto, encha um copo de água com  duas colheres de chá de de vinagre de maçã e beba a mistura. Pode também colocar 2 colheres de sopa do vinagre de maçã numa tigela de água a ferver, colocar uma toalha na cabeça (na zona da testa) e deixar a  o vapor penetrar durante uns minutos. Verá a sua dor aliviada em pouco tempo.

Estas dicas ou a combinação dos vários métodos podem ajudar a diminuir as dores de cabeça de forma natural, sem recorrer a químicos ou aos médicos. No entanto, e embora a maioria das dores de cabeça seja inofensiva, consulte o seu médico se esta não passar ao fim de 3 dias, ou se tiver febre, dor de garganta, vómitos ou outros sintomas anormais.

Veja também:

Como saber se tem falta de magnésio?

Como melhorar a sua saúde com batidos naturais?

10 alimentos para baixar o colesterol