Conheça o truque para cozinhar arroz com menos 50% de calorias.
Quer perder peso? Saiba que 100 gramas de arroz branco cozinhado normalmente têm cerca de 150 calorias, porém, este número pode ser reduzido para metade de forma simples e fácil.
Estudos recentes lançados pela Faculdade de Ciências Químicas do Siri Lanka revelaram um truque para confeccionar arroz utilizando óleo de coco que permite reduzir para metade o seu valor calórico comparado com os métodos de preparação comuns.
Este truque simples não implica nenhum ingrediente ou aparelho extra ou fora do comum e qualquer um o pode fazer facilmente em casa. Para isso basta apenas seguir o método respeitando quantidades, tempos e temperaturas.
O segredo reside em alterar naturalmente a composição química do amido digerível presente no arroz para que este se converta no chamado amido resistente que não é digerido pelo intestino delgado. Desta forma parte do valor energético do arroz não é absorvido pelo corpo e consequentemente não é convertido em glucose.
O estudo apresentado afirma ainda que este método demonstra também ter outras vantagens benéficas para a saúde, como melhorar a sensibilidade do organismo à insulina, melhorar a função intestinal e digestiva e proporcionar uma maior sensação de saciedade sendo por isso ideal para quem pretende perder peso.
O método:
O método consiste em alterar a forma de preparação do arroz apenas com a adição de óleo e através de alterações de temperatura.
Coza o arroz em água na proporção normal de 1 para 2. (1 parte de arroz para 2 de água).
1. Coloque primeiro a água ao lume.
2. Quando a água estiver a ferver, antes de colocar o arroz, acrescente óleo de coco na proporção de 3% em relação à quantidade de arroz (cru) que vai utilizar.
3. Quando estiver pronto, retire o arroz do lume e coloque no frigorífico de um dia para o outro por cerca de 12h.
É durante a refrigeração que o óleo de coco vai actuar sobre o arroz convertendo o amido digerível em amido resistente. Após este processo reaquecer o arroz já não volta a alterar a sua composição e por isso o seu conteúdo calórico, agora reduzido através deste processo permanece o mesmo.