Como Fazer

Como fazer uma árvore de natal à prova de gatos

arvore-natal-gatos

Quem tem gatos sabe o quanto esses nossos amigos de quatro patas adoram conhecer e explorar objetos novos lá por casa. A curiosidade ainda é maior se estes forem brilhantes, cintilantes e chamativos. Por isso, na altura do Natal, a decoração é uma tentação irresistível para o seu gato. Para conseguir montar a árvore de Natal à prova de gatos, evitando que ela seja constantemente derrubada, siga algumas dicas e evite ralhar com o seu gato.

gato-natal

Se vai comprar uma árvore, opte por um tamanho mais pequeno. Para além de ser menos chamativa, caso seja derrubada será mais fácil de voltar a montar, e menores serão os estragos. Além disso a pequena dimensão permite amarrar a base da árvore de Natal a uma mesa ou móvel, com a ajuda de fita adesiva.

Prefira uma árvore artificial. Os espinhos afiados das árvores naturais poderão ferir o seu gato se ele as tentar ingerir, e a água do vaso pode ser tóxica para ele.

Se o se gato ainda é pequeno, experimente um truque: embrulhe o tronco da árvore em papel de alumínio. Os gatos não gostam de arranhar este material e poderão sentir-se menos tentados a trepar.

Dê um brinquedo alternativo ao seu gato. É sabido que eles adoram caixas de cartão, por isso dê-lhe uma para ele se entreter enquanto monta a árvore.

Se colocar luzes de Natal na sua árvore, comece por colocar este enfeite. Não deixe pontas soltas pois o piscar das luzes vai atrair o seu gato, que certamente irá tentar puxar uma delas.

Coloque a árvore longe dos móveis ou outros objetos, uma vez que ele irá tentar trepá-los para a alcançar. Se possível, feche a porta dessa divisão à noite, ou quando não houver ninguém a vigiar a árvore.

Coloque os seus enfeites preferidos nos ramos superiores, de modo a serem mais difíceis de alcançar pelo seu gato. Cuidado com os objetos pontiagudos, eles podem magoar o seu amigo de quatro patas. Para evitar que o seu gato arranque os enfeites da árvore, prenda-os aos ramos utilizando fio de arame. Pode fazê-lo com a ajuda de um alicate.

Assim, a sua árvore estará protegida, e o seu gato também. Tomando as devidas precauções é possível desfrutar da decoração de Natal na companhia do seu gato, sem que as consequências sejam desastrosas.

Gostou deste artigo? Veja também:

11 alimentos que não deve dar ao seu gato

Como fazer com que o seu gato perca peso?