Como Fazer

Como fazer claras em castelo sem Ovos

Actualmente o número de pessoas que não consomem carne nem derivados animais está a aumentar. Todos nós temos um amigo ou alguém na família que não come produtos de origem animal. Quer surpreender? Clara de ovo é uma coisa do passado. Agora pode preparar de deliciosos molotofs, merengues e suspiros ( não salive mais) sem usar ovos.

Qual o substituto vegetal das claras de ovo?

O substituto vegetal da clara de ovo é algo bem simples, muito barato e que todos temos na despensa, aliás normalmente até é a parte que é desperdiçada! Adivinhou? Difícil, não?

É a água do cozimento do grão de bico! Sabe quando coze grão e fica aquela água da cozedura ou então mesmo aquela água do grão de lata? Sim, essa mesmo!

A descoberta foi feita por um francês em 2014 (não, não foi no século passado!), Joel Roessel, vegan, apaixonado por cozinha molecular e após estudar como se forma a espuma, descobriu que a água do grão de bico é perfeita para fazer uma espuma consistente e fofa que faz lembrar as claras em castelo.

claras-castelo

Como fazer claras em castelo sem ovos :

Se ainda não está convencido aqui vai uma receita!

  • Numa panela cozinhe grão de bico com água e reserve meia caneca da água da cozedura, ou então use a mesma quantidade da água que vem com o grão em lata).
  • De modo a que a mistura fique mais concentrada e mais consistente, numa panela pequena, ferva até reduzir para metade.
  • Com uma batedeira bata o líquido (concentrado ou não).
  • Quando a mistura estiver fofa e tiver dobrado de volume, misture ½ chávena de açúcar, continue a bater até ganhar a consistência desejada.Pode aromatizar com gotas de extrato de baunilha, raspa de limão ou laranja, ao seu gosto!

E não é tudo! 4 ideias onde pode aplicar a sua nova descoberta:

  • Fazer uma deliciosa pavlova!
  • Usar a mistura para rechear bolos.
  • Fazer uma tarte de limão e colocar por cima, depois levar ao forno até tostar ligeiramente.
  • Fazer pequenos suspiros no forno!

Surpreenda os seus amigos e da próxima vez que fizer um jantar, faça esta sobremesa. Será que vão adivinhar o que estão a comer?

Gostou deste artigo? então também deve gostar destes:

Como saber se um ovo está estragado

Como separar a gema da clara do ovo?