8 formas de reutilizar meias de vidro e collants estragados
Os “collants” ou meias de vidro são um acessório muito comum no guarda roupa feminino, no entanto eles são igualmente conhecidos pela facilidade com que se danificam.
As fibras sintéticas formam uma malha frágil a nível de estrutura porém, os seus constituintes materiais primários, (geralmente nylon 6,6 e spandex) são polímeros sintéticos com propriedades específicas de elasticidade, durabilidade e resistência incomuns à maioria dos materiais e que podem ser aproveitadas para diversos usos.
1. Filtro fotográfico
Para os amantes das fotografia, as meias de vidro mais transparentes podem ser utilizadas para cobrir a lente da máquina transformando-se num filtro de luz matificante .
2. Polimento de superfícies
A resistência e suavidade das fibras sintéticas de polímero fazem dos collants um excelente material para o polimento de superfícies mesmo sem empregar o uso de polish.
3. Filtro para aspirador
Aplicar uma meia de nylon no tubo do aspirador é uma forma fácil e prática de encontrar pequenos objectos em locais de difícil acesso como debaixo de mesas e cadeiras ou entre as almofadas de sofás e poltronas. Para isso basta apenas fixar a malha da meia com um elástico ao tubo do aspirador para a impedir de ser sugada pelo vacum.
4. Removedor de verniz das unhas
Para quem não tolera a textura do algodão, ou para quem simplesmente procura uma solução melhor para o aspecto baço que a acetona deixa ao remover o verniz das unhas, as meias de nylon são uma excelente solução.
As fibras sintéticas deste material não só removem eficazmente o verniz com a acetona como também conferem um polimento brilhante e uniforme à unha; têm também a vantagem adicional de poder ser reutilizadas várias vezes.
5. Armazenagem fácil
A elasticidade dos collants permite-lhes facilmente armazenar objectos de diversos tamanhos. São por isso uma solução prática na cozinha para conter legumes como alhos e cebolas impedindo as cascas de se espalharem pelo chão.
6. Teste para lixagem e polimento de madeiras
Uma forma de verificar a suavidade da madeira durante a lixagem é colocando uma meia de nylon na mão deslizar sobre a superfície. Onde a malha ficar presa é necessário melhorar o polimento.
7. Reaproveitar pedaços de sabão para esponja exfoliante
A textura particular dos collants e meias de vidro torna-as ideais para servir de esponja no banho. Os pequenos pedaços de sabão desaproveitados podem ser introduzidos na meia.
8. Guardar Potpourri
Para guardar em gavetas ou oferecer, reutilizar meias de nylon de diversas cores para guardar potpourri.