Siga as nossas dicas para fazer compras pela internet em segurança
A internet tornou-se uma ferramenta de utilização diária para a maioria das pessoas. Aliás hoje em dia é possível realizar várias atividades virtuais que nos facilitam a vida e poupam tempo e dinheiro. Entre elas, fazer compras na internet oferece inúmeras vantagens. Não perde tempo nas filas para pagar, controla melhor os custos, não tem de lidar com os vendedores inconvenientes e não tem de se deslocar ao local. Além disso pode usar ferramentas úteis como a pesquisa de artigos por preço, características, portes de envio, entre outras.
Por estas razões são cada vez mais os consumidores que optam por esta via, seja para fazer as compras do dia-a-dia, como adquirir produtos tecnológicos, roupa, sapatos, enviar flores online ou até mesmo viagens. Fazer compras online pode até mesmo representar uma poupança no seu orçamento. Algumas empresas não têm loja física, o que lhes permite praticar preços mais baixos. Além disso são vários os sites de descontos e vouchers promocionais que oferecem uma gama variada de produtos a preços muito reduzidos.
No entanto nem tudo são vantagens. O elevado número de pessoas que navegam na internet fornecendo informações pessoais torna este espaço num palco de possíveis ataques por parte de criminosos cibernautas. É necessário tomar algumas precauções para que esteja sempre protegido na altura de comprar.
Para fazer as suas compras, escolha sempre sites fidedignos. Procure escolher lojas virtuais conhecidas, e de boa reputação. Pesquise informações sobre a empresa num motor de busca como o Google ou o Bing, ou pergunte a amigos e familiares se já fizeram compras nesse site. Grande parte das lojas virtuais permite aos clientes fazer uma avaliação do produto adquirido, pelo que deve sempre procurar saber se os clientes estão satisfeitos com a loja. Uma boa opção é tentar ver os comentários dos compradores nas redes sociais(facebook) dessa loja online.
Verifique sempre se a empresa disponibiliza um contacto, telefone ou email, para que possa resolver um possível problema e contactar directamente o vendedor.
Se possível, escolhas sites que utilizem SSL, um certificado de segurança que encripta as informações pessoais e financeiras, garantido a segurança da troca de dados. Para perceber se a loja que está a visitar utiliza essa funcionalidade, verifique se o endereço começa com https:// ao invés de http://. Além disso aparecerá um ícone de um cadeado no seu browser, o que lhe indica que a conexão é segura.
Atualize e proteja o seu computador. Antes de fazer qualquer compra, instale um antivírus, uma firewall e um anti-spyware. Estas ferramentas são fundamentais para garantir que se protege contra eventuais ataques informáticos. Faça uma análise ao computador com a ajuda destas ferramentas para garantir que não existem vulnerabilidades e que o computador não está infetado por nenhum malware. Tenha sempre uma versão atualizada do sistema operativo, browser e aplicações de segurança. Uma dica: Para aumentar a proteção de dados, verifique o nível se segurança navegador que utiliza. Quanto mais alto este for definido, melhor.
Mesmo que a promoção lhe pareça bastante aliciante, confirme as condições da venda ou desconto promocional antes de adquirir qualquer produto. Se vai comprar algo para oferecer como presente, confirme as datas de entrega para que não corra o risco da encomenda não chegar a tempo.
Alguns sites, embora escritos ou traduzidos em Português, têm lojas ou armazéns sediados noutros países. Por esta razão, podem levar bastante tempo a entregar os produtos em sua casa. Guarde sempre o recibo da compra até receber os bens encomendados, e confirme se a empresa tem política de devolução e serviço de apoio ao cliente para evitar possíveis fraudes. Alibaba.com, amazon.com e o Ebay, são exemplos de lojas online onde pode efetuar as suas compras com segurança, mas onde a recepção dos produtos é normalmente mais lenta e morosa, pois são serviços sediados noutros países.
O pagamento é geralmente o maior fator de risco de uma compra online, e a razão pela qual muitos não se aventuram no mundo das compras virtuais. Existem muitas lojas que permitem o pagamento por contra-reembolso. Este é na verdade o método mais seguro pois evita a cedência de informações bancárias. Outro método muito comum é o MBNet. Este método permite criar um cartão temporário, que apenas permite gastar um valor definido pelo utilizador. Como este cartão é apenas válido para uma utilização, não há o risco dos dados serem usados para atividades ilegais. Além disso pode sempre cancelar a qualquer momento a sua subscrição. Para residentes no brasil, pode também optar pela opção segura de boleto bancário.
No entanto a nossa escolha recai pela opção de pagamento através de Paypal. O Paypal é outro método bastante seguro, no qual pode associar um cartão de crédito (virtual ou não) ou carregar a conta com dinheiro, de forma idêntica a uma simples transferência bancária. É um método bastante fiável e seguro, principalmente porque não fornece os dados pessoais à loja. Com o paypal você fica sempre protegido relativamente à segurança com o seu pagamento, e se a compra que realizou não corresponder ao seu pedido, pode reverter o pagamento, e o próprio paypal lhe devolverá o dinheiro. Outra funcionalidade interessante relativamente a pagamentos através de paypal, é que você pode efetuar um pagamento directamente com o seu cartão de crédito, sem necessitar de ter registo no paypal.
Por fim não utilize computadores públicos para fazer as suas compras, e utilize palavras passe complexas para evitar que terceiros acedam à sua conta pessoal. Desta forma pode começar a navegar pelas inúmeras lojas virtuais, e fazer compras na comodidade do seu lar.
Se fez uma compra e algo correu mal, partilhe com a comunidade e exponha a sua reclamação em sites como http://www.portaldaqueixa.com/ e http://www.deco.pt, se fizer compras online em Portugal, e http://www.reclameaqui.com.br/ e www.denuncio.com.br se fizer uma compra no Brasil.