Como Fazer

Como fazer para deixar de fumar e largar tabaco

Não sabe como fazer para deixar de fumar e largar de vez o vício do tabaco?

A par de outras drogas, a nicotina veio a ganhar consumidores ao longo das décadas. Hoje em dia, são cada vez mais os casos de morte de cancro do pulmão, de pele e da boca, provocados pelo consumo de tabaco.

A dependência provocada pela nicotina, agente viciante na composição do tabaco, funciona como angariadora de consumidores: assim que o vício começa, é quase impossível parar. No entanto, há quem consiga ser mais forte que o vício de fumar tabaco e trave a tempo uma possível causa de morte.
Quando pensa que vai deixar de fumar a primeira coisa que lhe passa pela cabeça são as horas infinitas sem um cigarro. Mas o que está errado para muitos fumadores que tentam arduamente deixar o tabaco é o facto de quererem largar de um momento para o outro. O corpo não está habituado a estar sem nicotina e isso vai provocar reacções que o levarão a voltar a fumar. O ideal mesmo é ir deixando aos poucos, até que possa finalmente parar sem qualquer tipo de danos.

Se fuma um maço de tabaco por dia, experimente fumar só metade e no dia seguinte reduzir para menos e assim continuamente irá perder a dependência, pois o corpo adaptar-se-á à nova dose de nicotina que impôs. Para além disso, comece a procurar tabaco que tenham uma menos quantidade de alcatrão e nicotina.
Quando sentir vontade de fumar um cigarro, tente não se deixar levar e experimente novas coisas: mastigar pastilhas elásticas, comer fruta, comer um cubo de gelo, correr ou ocupar a cabeça com algo que o interesse bastante.
Se tem por hábito fumar no trabalho, e quer deixar de fumar, tente “esquecer-se” dos cigarros em casa. Assim, mesmo que o desejo seja forte, não terá hipótese de fumar. No entanto, se for radical nesta decisão, o que pode acontecer é atravessar a rua para ir comprar tabaco novo.

Se não souber como fazer para deixar de fumar e largar o tabaco de vez, mude de rotina! Acorde mais cedo e faça exercício pela manhã. Isso ajudará a libertar-se do stress que o faz fumar durante o dia. E mude os hábitos alimentares para melhor. Quem sabe esta decisão de deixar de fumar não veio trazer outras coisas boas à sua vida.
Tenha uma boa higiene oral e consulte regularmente o seu dentista. De certeza que vai notar melhoras nos seus dentes e isso será um incentivo a continuar a sua luta. O mesmo deve fazer com o resto do seu corpo. Consulte o seu médico de família e explique-lhe a situação para que possa acompanhá-lo regularmente e apresentar-lhe as evoluções.

Quando estiver fora de casa, frequente lugares onde não se possa fumar e perca o seu tempo do café da manhã a ler um jornal, um livro ou qualquer outra coisa que o faça estar com a cabeça ocupada, livre de pensamentos sobre tabaco.
Um dos maiores motivos que levam ao consumo de tabaco excessivo e que impede de fazer com que consiga deixar de fumar é a depressão, a ansiedade, o sistema nervoso a trabalhar a alta velocidade. Permita a si próprio ter uma visão mais tranquila sobre os acontecimentos. Isso vai dar-lhe espaço para não se refugiar no vício. Procure terapias relaxantes como o yoga e o reiki.

O tabaco é dos vícios mais populares de todo o mundo. Infelizmente, nem todos conseguem salvar-se das suas garras a tempo. A dedicação e a vontade própria de querer ser melhor são as palavras chave para uma nova vida, livre de vícios, experimente!