11 dicas simples para ter mais energia física e mental no dia a dia sem alterar a sua rotina diária.
1. Beba Café
Apesar dos efeitos da cafeína divergirem de pessoa para pessoa, o café tem já demonstrado ser bastante útil não só a repor os níveis de energia mental mas também a melhorar o estado de espírito.
O consumo de 2 a 3 chávenas de café por dia melhora a concentração e ajuda-o a superar a fadiga e irritabilidades.
O café goza também de propriedades ati cancerígenas quando tomado regularmente. Para melhor usufruir das suas propriedades deve beber café normal (não descafeinado) e o mais escuro possível.
2. Comece o dia com proteínas.
As proteínas dão ao cérebro a sensação de saciedade. Aumentar o seu consumo logo ao acordar faz com que se sinta mais satisfeito e com menos fome durante o dia reduzindo assim a frequência com que vai petiscando entre refeições.
Experimente tomar sementes de chia logo pela manha. Estas são conhecidas pelo seu elevado teor proteico e baixo índice glicémico. Deixe-as demolhar em água uns minutos até que as sementes inchem formando uma consistência semelhante a pudim. Junte-lhes o seu sumo ou fruta preferida.
Outra boa opção para um pequeno almoço forte em proteínas e pobre em açúcares e gorduras é um copo de iogurte grego ou ovos bem cozidos.
3. Cuidado com os ecrãs.
Dormir é muito importante para o balanço energético do organismo. Hoje em dia vivemos rodeados de ecrãs, desde smartphones, computadores, tablets, televisão entre outros, dedicamos muitas horas de visionamento a estes aparelhos, especialmente antes de ir para a cama. Estes têm um efeito estimulante no cérebro o que dificulta o relaxamento. Use óculos polarizados com filtro azul quando utilizar estes equipamentos antes de deitar para assim diminuir este efeito excitante.
4. Aumente o consumo de potássio e diminua o seu sódio.
Para combater a tensão alta aumentar o consumo de potássio é uma boa opção. O potássio ajuda a balançar os efeitos do sódio no aumento da pressão sanguínea. Para uma dieta comum, um aumento de 1600 mg de potássio por dia diminui em 21% o risco de ataque cardíaco.
Boas fontes de potássio são grãos de cacau, peixe, bananas, ameixas, abacates, espinafres e iogurte.
5. Levante-se mais vezes durante o dia.
Ir ao ginásio em horário pós laboral não contraria totalmente os efeitos negativos de passar o dia sentado.
Tente levantar-se mais vezes no decorrer do dia ainda que seja por períodos de tempo tão breves como 60 segundos de cada vez. Experimente levantar-se um pouco enquanto fala ao telefone ou fazer trajetos mais longos dentro de casa ou escritório.
6. Deite-se cedo
Ficar acordado até tarde faz com que a maioria do seu sono aconteça depois das 5:30 da manha. Isto faz com que haja uma maior tendência para comer mais depois das 8 da noite. Geralmente o corpo prefere comidas mais calóricas e pesadas à noite quando o metabolismo já está mais lento e a atividade corporal diminui.
Manter um horário fixo para se deitar e acordar faz com que o organismo consiga ajustar melhor as suas reserva de energia e gerindo-as com mais eficiência. Tal como utiliza um relógio despertador coloque também um alarme com as horas a que se deseja deitar.
Também manter um horário fixo para as refeições maximiza esta capacidade de gestão eficiente de energia do organismo.
7. Aproveite a luz solar pela manha.
Se planeia alguma atividade ao ar livre prefira as manhãs para o fazer. De manha a pele protege-se melhor dos raios nocivos ultra violetas do que à noite.
Isto deve-se à maior concentração de uma proteína protetora do adn durante as primeiras horas do dia. Esta encontra-se em quantidade superior ao acordar diminuindo progressivamente à medida que o dia passa.
8. Tenha em atenção a saúde dos seus dentes.
Muitos produtos sem açúcar possuem aromatizantes artificiais que interagem com o adoçante criando na boca uma mistura ácida corrosiva para os dentes que os enfraquece e dá uma tonalidade amarela.
Os sabores artificiais frutados presentes nos chupa-chupas e rebuçados dissolvem-se lentamente na boca expondo os dentes durante mais tempo aos efeitos da mistura ácida. Se sofre de sensibilidade dentária deve ter em atenção os estes produtos que se apregoam “sem açúcar”.
Para minimizar este efeito prefira os sabores mentolados aos frutados e lave sempre os dentes depois de consumir este tipo de doces.
9. Melhore a sua memória dando um passeio de 45 minutos.
O hipocampo é uma região do cérebro humano relacionada com a capacidade de memória. Ao longo dos anos ela vai-se reduzindo a uma taxa de cerca de 1 a 2% por ano. A atividade aeróbica como andar, correr, nadar .. não so trava este processo como também estimula o crescimento desta região cerebral.
Um aumento constante no ritmo cardíaco provocado pela atividade física de 45 minutos 3 vezes por semana parece obter os melhores resultados para este efeito.
10. Um quadrado de chocolate para começar o dia.
Um quadrado de chocolate preto logo de manhã tem uma ação estimulante provocada pelo cacau que se assemelha à da cafeína. A vantagem no consumo deste em detrimento do outro é o facto de não provocar um pico de excitação tão acentuado como o café suavizando assim a sensação de perda de energia quando o efeito passa. Soma-se ainda a vantagem de poder usufruir dos efeitos antioxidantes do cacau assim como das suas propriedades antidepressivas.
11. Coma mais quinoa
A quinoa tem um valor calórico inferior ao do arroz e um conteúdo nutritivo bastante superior.
Ela é rica em proteínas, fibras e magnésio sendo uma boa ajuda no combate à hipertensão.
Para tornar a quinoa mais saborosa, antes de a preparar, espalhe os grãos num tabuleiro e leve ao forno por 5 10 minutos a cerca de 180ºC. Depois prepare conforme as instruções.
Veja ainda: