Sabe como proceder se num despiste o seu carro mergulhar na água? Não entre em pânico e siga estes procedimentos.
1- Abra a janela do veículo totalmente.
Assim que o carro bater na água abra a sua janela o máximo que puder. Abrir a porta do carro depois de ele estar dentro de água é extremamente difícil devido à pressão exterior. Ao abrir a janela a água entra no carro e a pressão exterior e interior ficam niveladas tornando a abertura da porta bastante mais fácil.
Se desejar ser cauteloso, sempre que conduza em estradas muito juntas a água abra um pouco a sua janela, isto permitirlhe-à ganhar algum tempo após a queda ou despiste.
2- Se não conseguir abrir o vidro tente parti-lo.
Se possuir vidros eléctricos estes podem não funcionar uma vez dentro de água, igualmente é difícil conseguir abrir totalmente um vidro de manivela numa situação de emergência. Neste caso tente partir o vidro com o pé, um objecto pesado ou o seu ombro.
3- Saia do veículo o mais rapidamente possível!
Saia do carro sem tentar levar consigo nenhum objeto. Os veículos com motor à frente tendem a afundar num ângulo muito inclinado o que torna a saída mais difícil. Se a zona for funda o veículo pode acabar por virar ficando capotado dentro de água. É importante que consiga sair do carro antes de isto acontecer enquanto o carro ainda flutua. O tempo que cada viatura permanece em flutuação varia de modelo para modelo e pode durar alguns minutos ou alguns segundos. Os carros mais bem isolados do exterior tendem a flutuar durante mais tempo contudo o ar acaba sempre por sair na sua totalidade através do porta bagagens e cabine. Num automóvel não é possivel a formação de bolsas de ar permanentes.
4- Mantenha a calma
Se não conseguir partir o vidro ou abrir a porta espere até que a água encha o interior da cabine e quando atingir o nível da cabeça prenda a respiração e tende abrir a porta de novo, agora com a pressão já nivelada.