Como Fazer

Como fazer esconderijos para guardar os seus bens preciosos

Como guardar bens e valores preciosos?

Quando vamos de férias ou de fim de semana prolongado surge sempre aquela questão: e se a casa é assaltada? Quem planeia assaltar uma casa escolhe geralmente uma altura em que esta se encontra vazia, para ter tempo de procurar jóias, dinheiro, e outros bens valiosos. Embora haja quem opte por sistemas de alarme, há muitos assaltantes que os sabem desactivar, ganhando tempo para procurar e roubar os objectos. Os cofres também podem ser transportados e chamam imenso a atenção. Se vai de férias ou quer proteger a sua casa no dia a dia, saiba que a sua casa já possui inúmeros esconderijos muito inteligentes, que enganam qualquer ladrão.

Como fazer esconderijos para guardar os seus bens preciosos

Estes 10 esconderijos que aqui apresentamos são muito fáceis de fazer, usando materiais que provavelmente já tem em sua casa. Se quer aumentar o nível de segurança não se fique por uma das opções. Distribua o dinheiro e bens preciosos pelos vários esconderijos que apresentamos aqui, para o caso de algum deles ser descoberto. Mas atenção, alguns dos esconderijos são tão bons que corre o risco de se esquecer onde guardou as coisas. Peça a um amigo de confiança ou familiar para anotar os locais secretos, para o caso de não se lembrar onde colocou os bens.

1. Aspirador

Quem não tem um aspirador em casa? E mesmo que não tenha, pode sempre pedir a amigos ou familia ou aspirador antigo que já não utilizem. Nenhum ladrão vai pensar que dentro de um saco de aspirador, normalmente cheio de pó e sujidade, se encontram jóias ou dinheiro. Substitua o saco por um novo e introduza alguns dos seus bens valiosos aqui. Guarde o aspirador num local normal, não o esconda demasiado para não chamar a atenção.

FH14FEB_HIDPLA_03

2.  Vaso com plantas

Se tem plantas em sua casa, perfeito. Senão arranje duas ou 3 plantas, e siga este truque. Mais uma vez os assaltantes não se irão lembrar de remexer na terra à procura de tesouros guardados nas plantas. No entanto, todas estas dicas estão na Internet e se só tiver uma planta, eles poderão desconfiar. Escolha um recipiente plástico vazio tal como uma antiga caixa de comprimidos ou vitaminas e guarde os seus bens lá dentro. Enterre o frasco dentro da terra de modo a não ficar à mostra. Vede bem o frasco pois se entretanto regar a planta corre o risco de molhar ou estragar notas ou aparelhos electrónicos. E atenção, se tiver gatos cuidado pois eles gostam de remexer a terra e o frasco poderá ficar à mostra. Se esse for o caso coloque umas pedras por cima da terra.

 

FH14FEB_HIDPLA_05

3.  Frasco de maionese ou ketchup

O frigorífico é sem dúvida um dos últimos sítios para procurar o que quer que seja senão comida. Escolha um frasco de maionese vazio e lave-o bem. De seguida pinte o interior do frasco com tinta branca para imitar maionese. Coloque os bens dentro do frasco, e voilà. Ninguém se irá lembrar de abrir todos os frascos do frigorífico à procura de dinheiro.Uma maneira ainda mais fácil é embrulhar os bens em papel de alumínio. Não precisa de fazer mais nada! Quem abrir o frigorífico irá pensar que se trata de algum resto de comida e não vai nem abrir para ver.

FH14FEB_HIDPLA_09

4. Lata de tinta vazia.

Tal como o esconderijo anterior, este é mais um dos sítios improváveis que pode aproveitar. E ainda tem a vantagem de ser menos trabalhoso pois não precisa de pintar o interior.  Guarde algumas latas de tinta numa despensa ou móvel e utilize uma lavada e vazia para servir de cofre. Mais uma vez, não guarde apenas uma. Tenha várias latas à disposição. Um truque que também pode usar para aumentar o nível de segurança é colocar areia ou outros itens pesados para que a lata não fique muito leve. Assim, caso o ladrão esteja por dentro destes truques, se pegar nas latas e verificar que pesam aproximadamente o mesmo,não as irá abrir todas!

FH14FEB_HIDPLA_11

5. Rodapé

Não precisa de ser necessariamente um rodapé falso, hoje em dia muitos móveis de cozinhas possuem um rodapé bastante fácil de tirar e por. Pode aproveitar para guardar aí os seus itens, de preferência dentro de caixas plásticas ou embrulhados em qualquer coisa.

FH14FEB_HIDPLA_08

6. Fundo de gaveta falso

Embora este método exija mais técnica ele é na verdade muito fácil de fazer. Só precisa de uma placa de madeira ou contraplacado da cor do fundo da sua gaveta e de  um objecto para servir de puxador. Esse objecto terá de ser fixado à placa para seja fácil pôr e tirar o fundo falso da gaveta. Para tal só precisa de 2 ou 3 pregos, um martelo e um objecto velho que possa dispensar por uns tempos.

FH14FEB_HIDPLA_06

7. Roupas

Mesmo que alguém ande pelo roupeiro à procura de qualquer coisa escondida, não irá certamente percorrer os bolsos de todos os casacos e calças que lá se encontrem. Isso torna-os nos esconderijos perfeitos para guardar algum dinheiro. Mas atenção não guarde o dinheiro todo num só casaco nem o distribua por todas as peças de roupa. Escolha 3 ou 4 casacos 7/ou calças e guarde algum dinheiro lá. Não se esqueça disso antes de lavar ou mandar limpar alguma roupa!

shutterstock_1157807

8. Quarto das crianças

Normalmente ninguém esconde nada no quarto de uma criança. Quanto mais não seja com medo que a própria criança descubra e estrague ou perca o que lá guardou. Mas por ser um local improvável isso também o torna aliciante na hora de escolher um esconderijo. Escolha uma gaveta à qual a criança não chegue ou uma prateleira alta. Em alternativa pode usar algo ainda mais profissional: escolha um peluche que a criança já não ligue e abra-o com uma tesoura. Faça a incisão num sitio escondido tal como a parte de trás do pescoço de um urso de peluche. Retire parte do enchimento e coloque la dentro um frasco ou saco de pano com um bem precioso la dentro. Volte a coser o urso. Mesmo que o ladrão repare na costura, o que já por si seria altamente improvável, irá pensar que a criança o rasgou.

shutterstock_212280145

9. Livro-cofre

Este método é mais conhecido da população em geral mas não deixa de ser bastante eficaz, principalmente se for um coleccionador de livros. Existem vários livros cofre à venda mas o ideal seria imprimir uma capa de um livro conhecido e forra-lo, para que se torne ainda menos suspeito. Pode também usar o livro que já não queira ou que tenha em duplicado e fazer o seu próprio cofre.

51bb65ffdbd0cb22970000ea._w.540_s.fit_

10. Guarda jóias em forma de quadro

Este esconderijo exige mais perícia em termos de trabalhos de bricolage, se quiser fabrica-lo em casa. No entanto, este tipo de equipamento existe à venda em várias lojas, basta uma rápida pesquisa na Internet para o encontrar. Este misterioso quadro abre-se e la dentro tem espaço para guardar inúmeras jóias ou chaves.  Se acha que o quadro poderá chamar bastante atenção, pode também usar uma moldura-cofre também à venda em várias lojas. Se não quer gastar dinheiro, pode guardar algumas notas na parte de trás de uma moldura normal, entre a própria moldura e a fotografia.

 

2-diy-hidden-jewelry-box 1-medicinechest

E pronto, embora estes sejam apenas 10 esconderijos muito práticos e seguros, existem outras dezenas de objectos em sua casa que pode usar para guardar bens preciosos. Só precisa de imaginação e criatividade e, mais importante ainda, de não se esquecer onde guardou as coisas.

Veja também:

6 dicas para facilitar a vida em casa