Se costuma viajar de noite este problema decerto não lhe é estranho. O cansaço ao volante é um dos fatores mais comuns e perigosos na estrada.
Por vezes é inevitável conduzir com uma grande dose de cansaço acumulado, no entanto, existem pequenos truques para evitar adormecer ao volante.
Conduzir com sono não acontece exclusivamente à noite, a qualquer hora do dia o cansaço pode atacar e causar acidentes graves. À noite a probabilidade de adormecer ao volante é agravada pelas condições de iluminação e tráfego reduzido na estrada.
A condução noturna tem porém as suas vantagens. A estrada está mais livre e os faróis dos outros carros anunciam a sua aproximação antes de entrarem no campo de visão do condutor.
Todos os ocupantes do veículo devem estar atentos às armadilhas da estrada e aos primeiros sinais de cansaço do condutor.
Os primeiros sinais de cansaço são fácilmente reconhecíveis quer pelo próprio condutor quer pelos restantes passageiros.
Falta de precisão: Condução mais descuidada com um tempo de reação superior e lentidão de movimentos.
Cambalear : Pequenos segundos em que o condutor adormece transitoriamente podem ser fatais. A uma velocidade de 120Km/h 1 segundo equivale a 33 metros percorridos.
Noção de velocidade face à distância: Com sono é mais fácil perder a noção da velocidade a que se vai. A perceção dos objetos torna-se mais lenta.
Nervosismo: Quando o cansaço aperta é natural que o condutor fique mais tenso e nervoso o que se traduz muitas vezes em manobras mais bruscas e uma condução mais agressiva.
Visão pobre: A fadiga ocular faz com que se perca a percepção de muitos objetos em movimento.
Como evitar adormecer ao volante?
Horário: As horas mais perigosas para a condução noturna situam-se entre as 3 e 6 horas da manhã. O amanhecer e entardecer são também períodos de risco.
Trajetos longos: Procure não percorrer trajetos longos e monótonos durante a noite. Prefira ruas interiores a autoestradas.
Paragens: Parar frequentemente é uma forma eficaz de reduzir a monotonia e o efeito hipnótico das estradas longas.
Postura: Não adote uma postura demasiado relaxada ou confortável ao volante.
Alimentação: Não coma demasiado antes de uma viagem longa e sobretudo não ingira bebidas alcoólicas.
Ambiente: Ventilar bem e refrescar o interior do automóvel. Um amibiente quente e saturado induz ao sono.
Música: A música pode a judar a mantê-lo acordado mas se for demasiado relaxante tem o efeito oposto. Falar com os restantes ocupantes do veículo é sempre melhor solução.
Saídas de ar: Não dirija as saídas de ar diretamente para a cara ou para os olhos. Em vez disso centre o feixe de ar frio nos braços ou outras partes do corpo.
Velocidades: Mude frequentemente de velocidade na caixa. Isto quebrará a monotonia da condução.