Como Fazer

Como evitar um assalto e o que fazer?

Se for assaltado não se “arme em herói”! Siga as dicas e saiba porquê!

Com a taxa de criminalidade a aumentar devemos ter em mente que é preciso integrar alguns cuidados extra na nossa rotina. Embora ninguém possa estar 100% seguro, há formas de evitar comportamentos de risco que lhe podem salvar a vida e a carteira.

Antes de mais, face a uma situação de tensão tente permanecer calmo e não tome decisões precipitadas.

assalto

Assalto na Rua:

Como evitar?

1. Não mostre jóias, dinheiro ou gadgets caros declaradamente. Mesmo nas lojas ou no banco quando estiver a pagar não mostre quanto dinheiro tem na carteira. Se tiver muitas notas consigo tente sempre guarda-las num compartimento fechado ou mais resguardado da carteira ou porta-moedas.

 2. No multibanco tente ser rápido e guardar de imediato o dinheiro que levanta. Utilize o espelho que existe nestas caixas para verificar se tem alguém atrás de si.

3. Se levantar grandes somas ao balcão peça para lhe entregarem o dinheiro num envelope fechado. Desloque-se a um sitio fechado e resguardado para o contar.

O que fazer?

1. Mantenha-se calmo lentamente, vá dando ao assaltante o que ele pede. Desta forma terá mais tempo para reunir o máximo de detalhes possível sobre ele e tem maiores probabilidades de o  identificar mais tarde.

2. Evite confronto,  especialmente se o agressor estiver armado. Qualquer tipo de contrariedade é um convite à violência. Um roubo é um delito contra propriedade, agressão é um delito contra a pessoa e é punido muito mais severamente. Um caso de agressão implica penas mais graves para ambos os intervenientes.

3. O assaltante provavelmente também está nervoso e assustado, evite movimentos bruscos que o possam assustar e causar uma reacção em cadeia difícil de controlar.

 4. Dirija-se logo de seguida à esquadra mais próxima ou ligue para o número de emergência. Tente fazê-lo o mais rápido possível para que o ladrão ainda esteja nas imediações e para que os detalhes do sucedido ainda estejam frescos na memória.

5. Se lhe roubarem cartões de credito entre de imediato em contacto com o banco para os cancelar. Geralmente a polícias têm todos estes contactos e é possível ligar a partir da esquadra.

6. Qualquer lesão física produzida durante o assalto pode e deve ser comunicada à polícia qualquer lesão agrava o caso para o agressor.

assaltocasa

Em casa:

1. Quando for de férias ou se ausentar não o partilhe em redes sociais. A maioria dos assaltos sucede quando as pessoas não estão em casa. Isto significa que têm de haver um conhecimento prévio da situação sendo por isso um crime premeditado.

 2. Quando estiver fora muito tempo peça a alguém que vá a sua casa de vez em quando acender alguma luz e mudar a posição das persianas.

3. Avise os seus vizinhos que vai estar ausente para que fiquem alerta de ruídos ou movimentos suspeitos.

O que fazer?

1. Se estiver em casa na altura do assalto, tente sair sem ser detectado o mais rápido possível e alerte as autoridades.

2. Se não conseguir sair sem alertar os intrusos, esconda-se até que a casa esteja livre. Se o assalto for durante a noite e estiver na cama, finja que está a dormir.

3. Procure de imediato a esquadra mais próxima. Contactar a esquadra da sua área é mais útil pois os ladrões podem já estar referenciados na zona.

4. Peça para ir com a polícia dar uma volta de reconhecimento logo a seguir ao furto pois os elementos podem ainda estar perto ou a fazer outro “trabalho” nas imediações.

5. Não toque nem modifique nada em casa antes de a polícia chegar. Pode estar a inadvertidamente a destruir provas ou pistas úteis.

Veja também:

Como evitar assaltos durante as férias?

Como escapar de um carro a afundar?

Como persuadir alguém?

Como saber se está a ter um ataque cardíaco?