O que fazer para evitar cáries e outros problemas dentários?
A maioria dos problemas dentários acontecem devido à falta de hábitos preventivos de higiene oral.
Embora por vezes os problemas dentários tenham uma origem genética, a probabilidade de desenvolvimento de cáries, tártaros e outras doenças bocais pode ser reduzida através de uma boa higiene oral.
1. Consulte um dentista de 6 em 6 meses.
O problema com as consultas de estomatologia preventiva é o facto de não serem comparticipadas. Apenas quando o problema está instalado e é necessária a extracção é que a consulta é tida como “necessária”. Porém, vale a pena ter em conta que uma extracção e consequente substituição de um dente problemático, para além de doloroso acaba por ser mais dispendioso do que seguir um plano de consultas preventivas.
Aconselha-se um mínimo de 1 visita por ano ao dentista para que ele possa corrigir problemas e lesões antes que estes se tornem críticos ou perceptíveis.
2. Escovar 3 vezes ao dia
Para evitar problemas dentários e cáries deve escovar os dentes três vezes ao dia depois de cada refeição utilizando sempre fio dental para melhor eliminar o tártaro acumulado entre os dentes e as gengivas.
3. Nas crianças e bébés evitar o uso prolongado de chupeta.
O mau alinhamento dentário pode ser genético mas também proporcionado por certos hábitos adquiridos durante a infância como o abuso de chupeta ou mastigar de forma incorrecta.
4. Alinhamento dentário
Manter um bom alinhamento nos dentes facilita a sua limpeza e ajuda a prevenir aglomerados de detritos e bactérias em locais de difícil acesso.
5. Mastigar correctamente
Deve ter-se atenção, sobretudo na infância para mastigar bem os alimentos de forma a não empurrar demasiado os dentes com a língua ao engolir. Isto pode alterar a estrutura dentária.
6. Doenças bucais
A doença periodontal é a principal responsável pela perda de dentes nos adultos. Ela consiste na formação de uma placa bacteriana junto à gengiva que produz o tártaro. O problema pode penetrar mais fundo até ao osso altura em que a gengiva começa a não segurar a raiz do dente.
Quando a gengiva muda de cor e/ou começa a sangrar com a escovagem é um sinal que deve procurar o seu dentista e reforçar a limpeza bucal.
Veja também:
Como deixar os dentes brancos e deixar de ter os dentes amarelos?