9 formas de evitar ficar doente este Inverno
Em época de mudança e estação é comum a proliferação de algum tipo de doença respiratória como a gripe e a faringite devido à sua grande facilidade de contágio. Existem no entanto alguns cuidados que podemos tomar para evitar estas patologias.
O problema deste tipo de doenças prende-se muitas vezes com o facto de os seus sintomas serem retardados. Primeiro aparece a infeção viral das vias respiratórias superiores e se esta não for tratada a tempo pode transformar-se numa infeção bacteriana mais grave atingindo os pulmões.
Os principais fatores que contribuem para a expansão deste tipo de doenças são:
O aumento da contaminação atmosférica: A qualidade do ar debilita o sistema respiratório e a sua capacidade imunológica.
O envelhecimento da população: Este tipo de doenças ataca mais facilmente os idosos que não possuem defesas tão ativas contra os agentes infeciosos.
O aparecimento de resistências bacterianas a antibióticos: Uma infeção provocada por um vírus pode demorar dois ou 3 dias a revelar sintomas percetíveis o que faz com que muita gente não inicie o tratamento a tempo provocando o agravamento da sua condição. Quando os antibióticos são iniciados tardiamente ou não são tomados até a cura estar completa a bactéria responsável pela infeção pode ganhar resistência à ação do medicamento e este deixa de funcionar.
A gripe é a infeção respiratória mais comum e com maior facilidade de transmissão. A principal forma de contágio viral é por via aérea através das partículas de saliva expelidas com a tosse e espirros. No Inverno estamos mais vulneráveis a este tipo de contágio pois há uma maior permanência em locais fechados.
As pessoas saudáveis que não fumam, não estão deprimidas nem sob stress geralmente possuem um sistema imunitário mais eficaz no combate a vírus e bactérias. Uma boa alimentação é também um fator chave no combate a este tipo de infeções.
A vitamina C presente nos citrinos e em legumes como os brócolos é conhecida pelo seu papel essencial no combate aos sintomas da constipação.
Para tratar eficazmente uma infeção respiratória é necessário determinar qual o microrganismo responsável, este pode ser um vírus, uma bactéria ou ambos. Só se usam antibióticos quando o agente infecioso é uma bactéria e não um vírus. A gripe é causada por um vírus daí que o seu tratamento seja à base de analgésicos como o paracetamol, o ibuprofeno e a aspirina.
Doenças como a bronquite, laringite, otite e pneumonia são causadas por bactérias. É necessário determinar dentro destas qual o microrganismo específico em ação para melhor selecionar o antibiótico mais adequado. Nos casos mais comuns e menos graves é utilizado um antibiótico de largo espectro que cobre a maioria dos microrganismos antes de se passar para a análise bacteriológica.
O que fazer para previnir a doença?
1. Dezembro e Janeiro são as alturas mais complicadas para este tipo de contágio. Pessoas com mais de 65 anos ou que padecem de doenças cardíacas ou respiratórias crónicas devem tomar a vacina da gripe uma vez que o seu sistema imunológico já se encontra em desvantagem face ao ataque do vírus. Nestes casos a contração de gripe pode levar a outros problemas mais graves pelo que a prevenção e essencial.
2. Tomar duche e lavar a cabeça todos os dias para ajudar a eliminar as partículas infeciosas espalhadas pelo ar.
3. Em espaços fechados tente respirar pelo nariz em vez da boca. As fossas nasais estão melhor preparadas para filtrar o ar de microrganismos invasores. Inale pelo nariz e expulse o ar pela boca.
4. Procure não partilhar o telefone com pessoas já infetadas com o vírus.
5. Faça inalações de eucalipto para ajudar na tosse seca. Humidificar o ar é muito importante assim como beber muita água isto ajuda a humedecer as vias respiratórias. Utilize um humidificador ou ponha toalhas húmidas a secar dentro de casa.
6. Tome uma colher de mel diluído em sumo de laranja ou em leite quente para limpar as vias respiratórias. A vitamina C do sumo de laranja irá igualmente ajudar a aliviar os sintomas da constipação. Veja também aqui outras formas de acalmar dores de garganta com produtos caseiros.
7. Beba sumos de fruta naturais. Estes não só ajudam a hidratar o corpo como estão cheios de vitaminas e nutrientes necessários ao bom funcionamento do sistema imunológico.
8. Evite tomar pastilhas de mentol. Embora estas possam aliviar momentaneamente os sintomas de inflamação da garganta a médio prazo acabam por agravar a sensação de secura.
9. Não utilize xaropes para tratar a tosse húmida. Se estiver com sintomas de garganta seca ou catarro evite fumar. O fumo irrita a garganta o que pode levar ao aparecimento de uma bronquite.