Parte essencial de uma candidatura a um posto de trabalho, o seu currículo ou CV juntamente com a carta de apresentação correspondem à primeira impressão que o contratador tem de si. Eles podem fazem a diferença entre ser chamado ou não para uma entrevista pessoal. Saiba como organizar o seu curriculum vitae para uma comunicação mais eficiente e eficaz.
Um Currículo pode apresentar diversos formatos e aspetos gráficos, no entanto existem alguma regras que facilitarão a sua comunicação com a entidade empregadora:
– Deve ser limpo claro e concreto.
– Deve tentar sempre dirigir o curriculum à pessoa mais adequada para o receber e entrega-lo diretamente sempre que possível.
– Tente que o seu currículo caiba numa só folha.
– Coloque primeiro os dados académicos e depois a experiência profissional.
Dados pessoais:
Nome; morada; data de nascimento; nacionalidade; estado civil; carta de condução; prestação de serviço militar (caso aplicável).
Dados académicos:
Coloque as suas habilitações académicas da mais recente para a mais antiga. De seguida coloque outras formações ou cursos complementares como cursos de línguas. Dedique sempre um espaço especial aos conhecimentos de línguas e informática.
Dados profissionais:
Coloque todos os cargos que ocupou incluindo estágios começando sempre do mais recente para o mais antigo.
Carta de Apresentação
Uma candidatura deve sempre fazer-se acompanhar por uma carta de apresentação. Esta não deve ser demasiado longa e deve expor as razões e interesse da candidatura.
A carta de apresentação deve ter em conta o posto específico a que se candidata sendo por isso um documento personalizado.
veja também Como procurar emprego?