Como Fazer

Como fazer um curriculum?

Parte essencial de uma candidatura a um posto de trabalho, o seu currículo ou CV juntamente com a carta de apresentação correspondem à primeira impressão que o contratador tem de si. Eles podem fazem a diferença entre ser chamado ou não para uma entrevista pessoal. Saiba como organizar o seu curriculum vitae para uma comunicação mais eficiente e eficaz.

curriculum15-

 

 

Um Currículo pode apresentar diversos formatos e aspetos gráficos, no entanto existem alguma regras que facilitarão a sua comunicação com a entidade empregadora:

- Deve ser limpo claro e concreto.

- Deve tentar sempre dirigir o curriculum à pessoa mais adequada para o receber e entrega-lo diretamente sempre que possível.

- Tente que o seu currículo caiba numa só folha.

- Coloque primeiro os dados académicos e depois a experiência profissional.

 

Dados pessoais:

Nome; morada; data de nascimento; nacionalidade; estado civil; carta de condução; prestação de serviço militar (caso aplicável).

Dados académicos:

Coloque as suas habilitações académicas da mais recente para a  mais antiga. De seguida coloque outras formações ou cursos complementares como cursos de línguas. Dedique sempre um espaço especial aos conhecimentos de línguas e informática.

Dados profissionais: 

Coloque todos os cargos que ocupou incluindo estágios começando sempre do mais recente para o mais antigo.

 

Carta de Apresentação

 

Uma candidatura deve sempre fazer-se acompanhar por uma carta de apresentação. Esta não deve ser demasiado longa e deve expor as razões e interesse  da candidatura.

A carta de apresentação deve ter em conta o posto específico a que se candidata sendo por isso um documento personalizado.

 

carta apresentaçao17

 

veja também Como procurar emprego?