Tem lareira? Veja como fazer a sua própria lenha com jornais e revistas usados!
Com a quantidade de papel que acumulamos é uma pena não o aproveitar! Verá que de uma forma económica e simples consegue transformar este lixo em horas de calor.
Guarde todos os folhetos publicitários, revistas e jornais velhos e transforme-os em toras de lenha para a sua lareira.
O problema de queimar papel na lareira é o facto de ele ser consumido rapidamente deixando mais sujidade que propriamente energia calorífica. Com esta técnica verá que o seu papel é queimado muito mais lentamente à medida que gera mais calor e menos fumo.
Coloque água numa bacia com um pouco de detergente para roupa.
De seguida, separe as folhas de jornais e revistas e abra-as. No caso dos jornais de folhas grandes dobre-as ao meio (página a página) para que o tamanho seja mais fácil de manipular.
Mergulhe as folhas uma a uma dentro de água (ou em pequenos grupos de duas ou três, caso sejam muito fininhas).
Deixe durante um pouco, as folhas submersas para que o papel possa absorver bem a água. Depois, retire e deixe escorrer uns minutos na vertical. Pode dependurar-las num estendal ou segurar na mão.
Estenda as folhas no chão e tentando sempre sobrepor as beiras para que não hajam intervalos entre pedaços diferentes de papel. Assim a humidade acaba por mantê-los unidos.
Comece a enrolar cuidadosamente num rolo bem apertado sem deixar espaço no centro.
Vá prensando à medida que enrola para manter o rolo bem apertado. Entretanto vá colocando novas folhas no chão estendidas para que possa continuar o seu rolo. Lembre-se: deixe sempre uma pequena beira para poder continuar a enrolar à medida que vai retirando papel molhado da bacia.
Quando o rolo estiver com a espessura desejada, se quiser, corte em troços na medida que melhor se adapta à sua lareira ou ao local de armazenagem.
Antes de guardar, utilize pedaços de cordão para atar em volta e manter os rolos sempre bem apertados.
Guarde-os num local seco ou caso as condições meteorológicas o permitam, deixe secar ao Sol durante alguns dias.
Guarde e deixe secar por cerca de 2 ou 3 dias.
O exterior secará mais rápido enquanto o interior vai manter-se sempre com um pouco de humidade. É esta humidade, juntamente com a densidade do papel, que fará com que as suas toras queimem mais lentamente.
Veja também:
Como aquecer a casa sem gastar gás ou electricidade?