Como Fazer

Como manter o pinheiro de Natal?

Não é difícil manter o seu pinheiro de Natal durante muitos anos. Evite as árvores plásticas e o corte  de nova árvores. Mantenha o seu pinheiro por décadas com estas dicas.

Imagem 12Antes de mais ao comprar uma árvore nova deve fazê-lo no início da estação natalícia. Compre o pinheiro já em vaso verificando sempre o estado da raiz. Para isso deve com cuidado deslizar o bolbo de terra e raízes para fora do vaso e procurar por pequenos filamentos fibrosos de novas raízes a brotar da principal. Quanto maior o número de novos rebentos maior a probabilidade de o seu pinheiro vir a durar.

Antes de colocar o pinheiro no interior mantenha-o o máximo de tempo possível num local ao ar livre mas abrigado como um palheiro ou estufa onde seja possível receber luz natural mas esteja resguardado dos agentes atmosféricos mais agressivos.

Regue o pinheiro todos os dias  e mude de vaso todos os anos.

 

Apesar de usarmos genericamente a denominação de pinheiro muitas das árvores utilizadas no natal são abetos, ciprestes ou outras árvores coníferas. Existem 3 tipos de árvores mais comumente utilizadas como pinheiro de Natal:

agulhas

Picea abies, abeto Norueguês mais comum no centro e norte da Europa

Abies fraseri, mais comum na América do Norte de onde é originário.

Abies nordmanniana originária das montanhas da Europa Oriental.

 

Depois do Natal volte a colocar a sua árvore no exterior no mesmo local abrigado mas exposto à luz natural.

Imagem 9

Regue frequentemente para que a terra nunca fique totalmente seca.

Arranje um novo vaso, cerca de um tamanho acima do original. Os vasos de plástico são os mais práticos pois são leves e estão disponíveis em tamanhos grandes.

barro

Antes de encher o vaso deve colocar no fundo pedaços de barro (podem ser fragmentos de outros vasos) a tapar os furos.

Em cima deite a primeira camada de terra.

Retire o pinheiro do vaso. Aperte os bordos para soltar o bolbo de terra e raízes das paredes num bloco só. Deslize-o para fora e coloque a árvore no vaso novo.

Nas zonas vazias dentro do vaso à volta da raiz coloque uma mistura de terra e fertilizante.  Deixe cerca de 5 cm entre a superfície da terra e o topo do vaso.

Imagem 13

Regue bem e corte os troncos mais pequenos nas extremidades.

Imagem 16Imagem 14

Cada ramo principal do pinheiro geralmente termina em três  troncos  pequenos. Na poda, sempre que possível corte o pequeno tronco central, isto estimulará o crescimento.

Vá podando os pequenos troncos até que a sua árvore fique com uma forma cónica. Se no topo existirem dois troncos principais corte a parte de cima de um deles para que apenas um se eleve acima dos restantes.