Como Fazer

Como fazer uma máquina fotográfica em cimento?

Se é amante da fotografia de certo coleciona máquinas de todos os tamanhos e feitios, mas já experimentou fazer uma câmara escura ao estilo pin-hole em cimento?  Veja como fazer uma máquina fotográfica 35mm com cimento.

Comece por tomar nota das dimensões. Vai ser necessário fazer um molde para verter a mistura de cimento. Para isto pode utilizar folha de K-line  de 5 mm.

FOXHBFQHKPWLL8J.LARGE

O interior da câmara terá de ter dois compartimentos fechados para passar o filme de um lado para o outro tal como uma máquina normal. Terá também de construir o molde para a parede exterior da sua máquina.

Não tenha medo de exagerar um pouco nas medidas. Para que fique completamente impenetrável à luz as duas peças devem encaixar muito bem. Para isso pode ir desbastando com uma lima ou lixa até obter a medida exata.

FU0JZQKHKPXB3GO.LARGE

FOJ4R73HKOR5PYT.MEDIUM copy

Para fazer o furo por onde vai entrar a luz na sua câmara utilize uma caneta (cerca de 12mm de diâmetro). Com ela fure o K line e cole-a no local para que quando verter a mistura de cimento não haja fugas. Com a mesma caneta ou outra do mesmo diâmetro faça dois  furos no centro da parte de cima dos blocos laterais que irão dar origem às câmaras onde vai colocar o rolo fotográfico. Estes furos vão-lhe permitir puxar o filme de um lado para o outro. Também aqui cole a caneta no local.

F491JGKHKM96A42.LARGE copy

Misture o cimento de acordo com as instruções do fabricante e verta para o molde. Certofique-se de que todos os compartimentos foram preenchidos com a mistura. Vá dando pequenas pancadas no exterior do molde para que a vibração faça com que as bolhas de ar venham à superfície e deixe secar.

retirar molde

Quando o cimento estiver seco, chegou a altura de retirar do molde. Utilize um alicate de pontas para retirar as partes interiores.

Com uma régua de metal escave a àrea à volta do furo que vai servir de objetiva.

acabamentos

Para os acabamentos coném polir a superfície exterior com uma lixa.

Para ter uma melhor noção do seu enquadramento e perspetiva desenhe linhas-guia. Marque no topo da câmara o ponto médio da máquina e os dois pontos onde as paredes internas encontram a frente. Com uma lima afiada de aço una estes pontos.

Pinte de cor preta o interior da câmara para evitar reflexos indesejados.

pinhole

Para fazer o furo por onde vai entrar a luz – pin hole- corte um pedaço de alumínio de uma lata de refrigerante e com fure com o alfinete. Tente que o seu furo seja o mais fino possível. Faça pressão apenas até sentir que a ponta do alfinete já furou a superfíce.

De seguida cole o seu quadrado de alumínio dentro da câmara fazendo-o o centro coincidir com o furo que fez na estrutura.

O obturador da sua câmara vai ser exterior e terá de tapar o furo da objetiva permitindo-lhe assim controlar o tempo de exposição.

Um pedaço fino de contraplacado serve para este efeito pois tem a opacidade e rigidez necessária para manter a luz fora do interior da máquina. Pinte o interior da sua tampa de obturador de negro ou, para uma melhor absorção da luz cole um pedaço de feltro ou veludo  no interior da tampa.

obturador

Não se esqueça de deixar espaço suficiente para que com um parafuso possa fixar a tampa à parte da frente da sua máquina.

A sua máquina está quase pronta mas ainda falta uma parte essencial; o mecanismo que lhe permite passar o filme de uma lado para o outro.

Para isto pode  utilizar pinos ou cavilhas de madeira. Os pinos de 9mm ajustam-se bem ao topo da cassete de um rolo fotográfico de 35mm.

FEQJD9AHKPX4F0C.MEDIUM

Faça uma ranhura com uma serra fina a meio de uma das extremidades do pino. Utilize um pino de diâmetro superior corte-o à medida desejada e cole na extremidade oposta à ranhura para que seja mais confortável de utilizar.

maquina

Uma vez que a parte de baixo da sua máquina não está presa ao corpo utilize dois elásticos para manter o conjunto seguro.

carregar o filme

Para colocar o filme necessita de uma cassete velha de filme. Abra a cassete retirando a parte de baixo e corte o filme velho deixando apenas o uma ponta suficiente para coneguir colar com fita cola a extremidade do seu filme novo . Feche a cassete velha e introcuza o conjunto na sua máquina (os dois rolos têm de estar virados para o mesmo lado).

O tempo de exposição vai depender do ISO do filme que está a usar, das condições de iluminação e do tamanho do furo “pin-hole” que fez para a sua objetiva. Para descobrir como tirar melhor partido da sua nada melhor que fazer as suas próprias experiências, no entanto existem websites que lhe podem dar uma ajuda inicial quanto ao tempo de exposição a utilizar: como http://silverbased.org/pinhole-101/ ou  http://mrpinhole.com/calcpinh.php

FNVNHPAHKPX6ZL9.LARGE

FUULYY0HKPX20Y0.LARGE

 

via instructables