Saiba a melhor forma para matar a sede e manter o seu organismo corretamente hidratado no dia-a-dia.
Provavelmente já ouviu dizer que cerca de 45 a 70% do nosso organismo é água. Assim se justifica a grande importância que estar bem hidratado tem para a nossa saúde e bem estar.
Uma pessoa saudável pode sobreviver até 2 meses sem qualquer alimento mas pouco mais de uma semana sem água. Passar 48 horas sem qualquer tipo de líquido para além de doloroso constitui um sério risco para a vida.
De acordo com os nutricionistas devemos ingerir 3 litros de água por dia dos quais 2 são em forma líquida.
A água é essencial para várias funções vitais como a regulação da temperatura corporal, absorção de oxigénio pelos pulmões, eliminação de substâncias nocivas pela sudação e urina, digestão, lubrificação dos olhos e articulações e ligação neural no cérebro. Previne a formação de cálculos ou “pedras” nos rins e bexiga através da dissolução do cálcio.
Como saber quais as suas necessidades diárias de água?
O primeiro sinal de falta de água no organismo, antes mesmo da sensação de sede é sentir a boca seca.
Quando o valor de água desce abaixo de 1% do peso corporal o corpo cria restrições ao seu consumo . Assim a água presente no organismo redistribui-se concentrando-se em órgãos vitais como pulmões, cérebro e coração deixando zonas menos “urgentes” como a boca a seco.
1. Homens e mulheres adultos
Devem ingerir respetivamente um mínimo de 2,3 L e 3,2 L de água diariamente.
Mesmo que não tenha sede tente sempre ingerir estas quantidades de líquidos durante o dia.
2. Crianças
Os bebés necessitam de mais água que um adulto comparativamente ao seu peso. A proporção de água num bebé pode chegar aos 75%.
Também as crianças devem consumir proporcionalmente mais água do que um adulto.
3. Idosos
A partir dos 65 anos as células perdem uma boa parte da sua capacidade de reter água sendo por isso o maior o risco de desidratação. Deve-se estar a atento a sinais como pele e lábios secos.
4. Grávidas e lactantes
Devem consumir mais água devido ao seu maior volume sanguíneo.
Enquanto a amamentar grande parte da água ingerida é utilizada na produção de leite sendo por isso muito importante estar bem hidratada.
5. Climas quentes e húmidos
Este tipo de ambiente faz com que se sue muito mais. Permanecer ao Sol causa uma maior evaporação das reservas de água. Neste tipo de clima intenso aumente o seu consumo de água. São aconselhados até 10 litros diários.
6. Exercício
Antes de praticar exercício físico intenso beba um copo de água fresca.
É aconselhável o consumo de líquidos durante o exercício a cada 10 ou 15 minutos para reposição da perda. Pode também optar por bebidas isotónicas e energéticas que pode comprar ou fazer em casa.
7. Salgados
Quando ingerimos alimentos com um elevado teor de sal é necessária uma maior quantidade de água para o metabolizar.
Qual a melhor forma de combater a sede?
1. Consuma mais legumes
Vegetais como as hortaliças, a alface, o tomate e o pepino são muito ricos em água. Aumente o seu consumo às refeições.
2. Limite a exposição da pele ao Sol
A pele em contacto com o Sol absorve os raios infravermelhos que aumentam a temperatura corporal. Usar roupa clara para a cobrir é uma forma de minimizar a absorçãoo de calor. Prefira também tecidos que permitam a respiração da pele .
3. Sudação
É preferível deixar escorrer o suor a limpá-lo com uma toalha. Ao escorrer pela pele o suor contribui para a sua refrigeração.
4. Frutas ricas em água
Frutas com um elevado teor de água como a melancia, a papaia e o melão são muito eficazes para combater a sede.
5. Beba água
A água é o líquido mais indicado para matar a sede. A água canalizada contém minerais importantes como ferro, potássio, cálcio e magnésio.
6. Evite a cafeína
A ingestão o de cafeína estimula a produção de urina dificultando a hidratação, daí que bebidas como o chá e o café não sejam a melhor opção para combater a sede.
7. Prefira bebidas Isotónicas
São ideais para quem pratica desporto pois para além de hidratar ainda repõem sais minerais que são eliminados através da sudação como o sódio, o cálcio, potássio e magnésio.
O sódio inibe a sensação de saciedade levando a que se beba mais.
8. Evite refrigerantes muito açucarados
Refrigerantes com muito açúcar apesar de saciar a sede momentaneamente acabam por provocar ainda mais sede.