Depois de entrar na idade adulta 80% dos homens e 20% das mulheres experienciam algum tipo de perda de cabelo. Veja o que pode fazer para mitigar a queda de cabelo e prevenir a calvície.
Há dois tipos de perda de cabelo:
Alopcia areata é a perda brusca de cabelos devido a um qualquer transtorno imunológico, emocional ou genético.
A Calvície afeta 60% dos homens e 25% das mulheres. Nos homens a calvície deve-se às próprias hormonas masculinas sendo um efeito secundário das suas reações químicas. Nas mulheres, a perda de cabelos está geralmente associada a um fator pontual como gravidez, alimentação, etc…
Na maioria dos casos a queda de cabelo está relacionada com a degradação temporal do folículo. A alopcia, ou perda de cabelo pode também acontecer devido a situações de stress, deficiências em ferro, menstruação, gravidez ou dietas de valor calórico inferior a 1500.
Cada cabelo nasce de um folículo cujo ciclo de vida está dividido em 3 fazes principais:
A Anágena
é o período durante o qual cada cabelo está em fase de crescimento. A sua duração varia de pessoa para pessoa podendo ir dos 2 aos 10 anos.
A velocidade de crescimento do cabelo varia conforme a idade e época do ano. No Verão o cabelo tende a crescer mais rápidamente
e ainda mais dos 15 aos 30 anos de idade
A Catágena
Este é o período de transição entre o período de crescimento e o declínio do folículo piloso. Este encolhe e torna-se inactivo num espaço de tempo de cerca de 2 semanas.
A Telógena
O pêlo inativo é empurrado para fora pelo o pêlo novo. Esta fase pode durar de 3 a 6 meses.
Como evitar a calvície?
Limpeza diária:
Lave frequentemente o cabelo alternando um champô regular com um anti-queda.
Loções capilares:
São úteis pois ajudam a repor a queratina e ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo. Consulte o seu cabeleireiro ou técnico especializado sobre que tipo de produto utilizar.
Vitaminas:
Geralmente do complexo B e H favorecem a saúde do cabelo. O enxofre é também um mineral que ajuda a prevenir a queda de cabelo uma vez que estimula o crescimento de novos cabelos. Ele pode facilmente ser obtido de forma natural através da alimentação pois está presente em alimentos comuns como ovos, peixe, carne, queijo entre outros.
Medicamentos:
Existem no mercado diversos produtos desenhados específicamente para travar a queda de cabelo. Eles podem ajudar, porém é difícil obter grandes resultados e nem todos funcionam em toda a gente. Deve pedir sempre aconselhamento junto de um médico para melhor escolher o produto que se adapta ao seu caso.
Cirurgia:
ou transplante de cabelo. Aqui os foliculos são retirados de outras zonas cabeludas do paciente e colocados no couro cabeludo através de tecnologia laser. O procedimento apesar de parecer complicado é rápido e seguro.
Implantação de cabelo:
É implantado no couro cabeludo cabelo externo ao paciente e que foi tratado quimicamente.