Fazer pipocas no microondas tornou-se um hábito um pouco por todo o mundo com os pacotes pré embalados comercializados pelas grandes superfícies. No entanto há uma maneira mais económica e saudável de fazer as suas próprias pipocas em casa utilizando o seu forno microondas e milho comum.
A pipoca para além de saborosa e viciante ainda tem propriedades benéficas para a saúde. Ela contém na sua casca a maior concentração de antioxidantes e os famosos polifenóis que ajudam a retardar o envelhecimento e ajudam na proteção contra o cancro e doenças cardíacas.
Utilizando milho normal e evitando os pacotes de pipocas para microondas industrializados está também a evitar aditivos desnecessários como óleo e sal em demasia, sabores artificiais, corantes etc.. que podem ser prejudiciais à sua saúde.
O que precisa?
1 saco de papel (do género dos sacos do pão)
milho para pipocas
2 palitos
Reutilize os sacos de papel do pão e das pastelarias para fazer as suas pipocas. Mesmo depois de experimentar fazer as pipocas no seu microondas o saco pode ser reutilizado!
Coloque dentro do saco cerca de 1/4 de grãos de milho. (A quantidade vai depender do tamanho do saco mas lembre-se que o milho aumenta cerca 4 vezes o seu tamanho depois de aberto em pipoca).
Faça várias dobras na boca do saco e espete um palito ou dois para segurar bem.
Leve o saco ao microondas e espere até começar a ouvir o som das pipocas a rebentarem.
Quando o som começar a abrandar (cerca de uma ou duas rebentações por segundo) pode abrir e retirar as suas pipocas!
Toppings:
Mexicano: Chilli em pó; tabasco e/ou Sal.
Queijo: Queijo parmesão ralado (deite enquanto estão quentes!) e um pouco de sal.
Doce: Canela; açúcar e um pouco de mel.
Clássico: Sal, e um pouco de manteiga derretida.