As placas perfuradas são muito práticas e funcionais. Frequentemente utilizadas em oficinas, carpintarias, supermercados e lojas, armazéns etc.. elas revelam-se um excelente instrumento de trabalho permitindo afixar os mais diversos objetos à parede em diferentes configurações.
Contudo as potencialidades destas placas standardizadas não se limitam ao utilitário, com um pouco de criatividade é possível obter grandes ideias decorativas.
Veja como fazer uma cabeceira de cama com fio de seda e uma placa perfurada de mdf.
O que precisa?
Placa standard perfurada
Tinta interior de latex
Pincel ou rolo
Fio de seda ou cetim
Agulha grossa
Parafusos
Meça a largura da sua cama para poder ajustar o tamanho da placa à medida.
Depois de cortada, pinte a sua placa com a tinta. Utilize pelo menos uma de mão. Pinte também as cabeças dos parafusos que vai utilizar. Prenda-os em cortiça ou espuma para secarem enquanto prepara a placa.
Desenhe o seu padrão a lápis na parte de trás da placa de mdf unindo os pontos. Pode inventar um padrão novo ou inspirar-se em decorações existentes. Panos de renda e crochet são bons pontos de partida para padrões mais elaborados.
Com o fio e uma agulha grossa vá seguindo o seu desenho passando o fio pelos furos que uniu a lápis. Escolha fios de diferentes cores para efeitos mais divertidos.
Corte cerca de 1 metro de fio de cada vez e dê um nó maior do que os furos na extremidade para travar.
Quando o fio estiver a terminar deixe cerca de 15 cm livres para que consiga dar um nó depois de passar no último furo. Cada fio deve estar bem apertado e fixo no locar por isso é importante que vá dando nós em todas as extremidades.
Quando o seu padrão estiver completo aparafuse a placa à parede por dertás da cama utilizando os parafusos com as cabeças pintadas da mesma cor.
A sua cabeceira está pronta e ainda pode utilizar os furos livres para afixar outros objetos como candeeiros, cabides etc..