17 conselhos simples e fáceis para poupar energia, baixar a sua fatura eletrica no fim do mês, e poupar na conta da eletricidade!
Poupar energia em casa é mais simples do que parece, basta para isso mudar alguns hábitos de consumo que apesar de não terem impacto no seu dia-a-dia acabam por fazer diferença da carteira.
Reduzir o consumo de energia não é só uma forma de poupar no fim do mês. Cada vez mais faz parte do nosso dever enquanto cidadãos ter uma attitude ecológica e sustentável e esta é uma boa contribuição.
1. Desligue da corrente
A maioria dos aparelhos eletrónicos domésticos consomem pouco quando não estão em uso, no entanto, existem alguns que mesmo em modo “standby” ou apenas por estarem ligados à corrente acabam por atingir gastos mais elevados. Geralmente estes são: televisores, leitores de DVD e video, modems, caixas de tv por cabo, aparelhagens e radios, torradeiras, terminais de Ipod ou Iphone, Máquinas de café…
2. Compre extensões com interruptor
Para poupar na conta da eletricidade, desligue todas as tomadas da parede. Pode ser moroso e por vezes complicado, especialmente para aqueles aparelhos mais volumosos como máquinas de lavar roupa ou louça. Assim para simplificar este processo ligue múltiplos aparelhos à mesma extensão e desligue apenas esta tomada da corrente.
Se a extensão tiver interruptor torna o processo ainda mais simples apenas com um clique.
3. Desligue as luzes
Habitue-se a desligar as luzes sempre que é o ultimo a sair de um compartimento..
A iluminação corresponde a cerca de 10 a 15% da sua conta total de eletricidade. Sendo assim uma boa forma de reduzir gastos.
4. Mude as suas lâmpadas
As lâmpadas incandescentes, embora mais baratas são as menos eficientes e com maior gasto. Cerca de 90% do consume de uma lâmpada incandescente é perdida em calor e não luz.
Prefira lâmpadas fluorescentes, LEDs ou lâmpadas económicas CFL. Estas duram mais e consomem menos, não aquecem pois aproveitam melhor a energia.
5. Faça a ronda
Crie o hábito de à noite antes de dormir, fazer uma ronda pela casa para verificar se deixou alguma luz ou eletrodomestico ligado à corrente.
6. Escolha bem o aquecimento
No Inverno evite aquecedores com a resistência elétrica à vista. Estes têm um consumo mais elevado e ainda queimam o ar à volta.
Tente aproveitar ao máximo o calor natural abrindo as persianas e cortinas ao máximo para deixar entrar a luz do Sol.
7. Reduza o termóstato
Uma redução de cerca de 1,5ºC no seu termostato corresponde a uma poupança de 10% na conta final. Faça esta mudança nem que tenha de usar mais um casaco em casa.
8. Prefira eletrodomésticos de classe energética A ou B.
9.Temporizador de corrente
Para poupar na conta da eletricidade compre um temporizador elétrico se precisar de utilizar um aparelho com programas longos como máquinas de lavar roupa ou louça e não o puder desligar logo que termine. Estes dispositivos permitem-lhe marcar o tempo que deseja cortando a corrente na ficha quando ao fim do período estipulado.
10. Reduza a temperatura da máquina de lavar
Com máquinas de lavar a roupa ou louça tente utilizar sempre a temperatura mais baixa possível para aquilo que vai lavar. É durante o aquecimento que estas máquinas gastam mais, cerca de 90% do seu consumo total. Tente ter como valor de referência os 40ºC ou menos. Uma lavagem a 60ºC utiliza 30% mais energia.
Da mesma forma, dê preferência a programas mais curtos.
Se a sua roupa ou louça estiver muito suja é prefervel fazer uma pré-lavagem à mão aplicando topicamente detergente nas áreas mais problemáticas e esfregando um pouco antes de colocar na máquina.
11.Tire o máximo de partido da sua máquina
Utilize sempre as máquinas de lavar na sua máxima capacidade. Elas gastam o mesmo independentemente da lotação.
12. Regule a temperatura do seu frigorífico
Na cozinha o frigorífico é responsável pela maior parte do gasto energético. Otimize a performance do seu frigorífico para poupar na conta da luz. Mantenha-o entre 3 a 5ºC e o congelador ou arca frigorífica a cerca de -15º.
13. Não encha demasiado
Não encha demasiado o seu frigorífico ou arca congeladora. A melhor eficiência destes eletrodomésticos é atingida a cerca de ¾ da sua capacidade.
14. Atenção ao posicionamento do frigorífico ou arca congeladora
Posicione o seu frigorífico ou arca congeladora da melhor forma: Afastado de fontes de calor como janelas, esquentadores, fogão ou aquecedores. Afaste da parede cerca de 5 cm e mantenha a grelha limpa.
15. Evite abrir e fechar o frigorífico muitas vezes
Se quer poupar na conta da electricidade sempre que abre a porta do frigirifico ou arca frigorífica altera a temperatura interior obrigando termoestato a trabalhar de novo. Evite abri-lo e fechá-lo muitas vezes. Decida o que vai perecisar de antemão e tire tudo de uma vez.
16. Use temperaturas baixas na cozinha
Ao cozinhar manter a panela tapada e a temperatura baixa cozinha mais rápido do que com a tampa aberta na temperatura maxima.
17. Cozinhe com pouca água
Prefira panelas com fundo térmico que lhe permitem cozinhar com menos água. QUanto mais água juntar mais energia vai necessitar.
Veja também:
Como poupar tempo quando navega na internet?
Como economizar bateria no telemóvel?