Como Fazer

Como poupar no supermercado?

12 Dicas preciosas para fugir às estratégias de marketing e gastar menos.

Por muito que se tente reduzir nas compras há coisas que não é possível evitar comprar; nomeadamente, os gastos no supermercado. Comprar comida é uma tarefa incontornável e ir ao supermercado pode ser complicado para quem está a tentar cortar nos gastos.

Quando se fala em alimentação ninguém gosta de pensar em poupar mas existem algumas formas de contornar as estratégias de marketing dos supermercados e acabando por comprar tudo o que necessitamos sem grandes gastos adicionais.

 

1. Escolha a melhor ocasião

Tal como os supermercados fazem preços ocasionais , também os clientes podem planear as suas compras. Comece a perceber quando é que o seu supermercado se abastece e utilize isso a seu favor. Geralmente bens perecíveis como carnes, peixes, frutas e legumes frescos estão mais baratos a meio ou no final da semana antes da hora de fecho quando as lojas tentam despachar o stock que tem o prazo no fim.

Se por outro lado quiser apanhar os legumes frutas, peixes e carnes mais frescos a segunda feira será o dia ideal para fazer as suas compras logo a seguir ao abastecimento.

2. Escolha a fila mais rápida

Mesmo que não esteja com pressa tente sempre escolher a fila mais rápida. Os supermercados fazem tudo para que as pessoas permaneçam mais tempo no seu interior proporcionando-lhes mais oportunidades para comprar. Mesmo nas filas de espera estamos constantemente a ser bombardeados de cartazes e produtos com as mais diversas campanhas especiais. Nas grandes superfícies geralmente as filas mais à esquerda (perto da entrada) são as que têm menos gente.

BXP68088

3. Faça sempre uma lista

Ter uma lista de compras obriga a mantermo-nos focados no que é realmente necessário. Esquecermo-nos de comprar coisas pode  ser igualmente prejudicial ao orçamento pois faz com que se tenha de fazer uma nova visita ao supermercado e pode levar a comprar mais caro em última hora noutro local ou até mesmo a fazer mais um almoço ou jantar fora.

4. Deixe as crianças em casa

As crianças são muito mais atentas aos estímulos sensoriais (cores, sons, cheiros…) são por isso também muito mais susceptíveis às estratégias de marketing e vendas. As marcas estão bem conscientes deste facto e exploram-no ao máximo nas suas campanhas.

5. Resista às compras em atacado

Embora comprar de atacado  fique teoricamente mais barato, acabamos sempre por comprar coisas que não necessitamos e que não levaríamos de outra forma. Compre em grandes quantidades quando tiver a certeza que vai comprar para consumir e não consumir porque comprou.

BXP124615

6. Fruta da época

Tente sempre comprar os produtos da época e da região onde se encontra. Estes não só são mais económicos como também estão em melhores condições para serem consumidos; mais frescos e com menor tempo de prateleira. Uma vantagem adicional é também estar a de estar a apoiar a economia da localidade.

promocao_preco

7. Saiba “o preço certo”

Pare um pouco para prestar atenção ao preço dos produtos que compra regularmente, e,  se necessário, faça um registo por escrito.

Esta é uma boa forma de se escapar às falsas promoções.

É interessante ver o historial do preço de determinado produto ao longo de várias épocas e revendedores. Assim, consegue também perceber em que alturas do ano semana ou mês ele está mais caro, mais barato ou em promoção especial.

 8. Nunca faça compras com fome

Este é um dos erros mais comuns. Quando estamos com fome ficamos muito mais susceptíveis a sucumbir à compra impulsiva. Os supermercados e marcas de produtos alimentares utilizam o cheiro para atrair clientes: pão quente, frango na brasa entre outros são odores difíceis de ignorar quando se está com fome.

Petiscar algo uns minutos antes de fazer compras pode fazer a diferença na sua carteira. Igualmente, se ainda assim achar difícil resistir às tentações comestíveis, experimente mastigar pastilha elástica de menta para neutralizar odores externos.

9. Plano de refeições

Se tiver um orçamento realmente apertado experimente elaborar um plano de refeições para a semana, utilizando a cada semana um conjunto de ingredientes específico. Cinja as suas compras ao que necessita para os seus menus.

10. Marcas brancas

As marcas brancas são uma boa forma de poupar. Elas podem não ser tão “requintadas” quanto as outras mas mantêm os níveis básicos de qualidade e no que toca à relação custo / benefício muitas vezes acabam por compensar. Outra vantagem reside no facto de, por pertencerem às cadeias de supermercado, ser relativamente fácil recuperar o dinheiro caso não fique satisfeito com o produto.

11. Evite produtos em porções

Os produtos que já vêm em porções acabam por ficar mais caros. Se a porção for grande de mais incentiva ao consumo forçado e quando a porção é insuficiente é necessário abrir uma nova embalagem consumindo de novo mais do que se quer… Compre artigos, como por exemplo o iogurte, em packs grandes dos quais se pode servir avulso fazendo as suas próprias porções.

12. Procure os produtos na sua própria secção

Muitos supermercados posicionam produtos complementares a outros junto dos mesmos, como por exemplo os amendoins perto da cerveja. Quase nunca estes produtos são a variedade mais económica. Tente sempre visitar o corredor onde se encontra toda a gama do produto em questão e em que pode escolher à vontade.

Veja também:

 Como aproveitar descontos e promoções?

Como poupar dinheiro?

Como poupar na conta da electricidade?