Não se deixe iludir que existem relações amorosas 100% perfeitas, todas as relações sofrem altos e baixos, para saber lidar com este problema é preciso compreensão e procurar criar diariamente estímulos que irão reacender a chama da sua relação amorosa.
Seja qual for a atividade que pretendam realizar, desde uma ida ao cinema, um jantar romântico ou uma caminhada, reservem um dia da semana para o fazer. Devem passar esse dia apenas a dois e fazer algo que fuja o máximo possível à rotina. Se tiverem filhos e os puderem deixar com os avós ou amigos de confiança, melhor. Senão, quando as crianças estiverem a dormir, reservem a noite para conversar, longe da televisão e aparelhos eletrónicos. Mas atenção! O tema não pode envolver trabalho, filhos ou dinheiro. Troquem carícias e mimos e evitem falar de temas que gerem discussão. Revivam memórias felizes, falem dos tempos do início do namoro e façam planos a dois. Isto irá ajuda-los a ganhar intimidade e desligar da rotina.
Como fazer para reacender uma relação amorosa
• Planeie pequenas fugas a dois
Embora um fim-de-semana a dois possa tornar-se dispendioso, existem atividades que não pesam muito na carteira. Planeiem acampar, andar de bicicleta, fazer caminhadas, reserve a noite num hotel ou faça um piquenique. Um fim-de-semana passado a dois num ambiente diferente pode fazer milagres. Fazer algo novo e diferente ajuda a esquecer os problemas e a manter a paixão acesa. Faça uma surpresa ao companheiro/a. Se sabe que ele adore acampar, planeie um dia ou um fim-de-semana prolongado sem ele saber. Se conhece um sítio que ele gostaria de ir, reserve uma noite num hotel ali perto. Nem sempre é preciso gastar rios de dinheiro para fazer uma escapadela e surpreender o parceiro.
• Pequenos gestos no dia-a-dia
São as pequenas coisas que fazem a diferença mas com o passar do tempo, existem certos hábitos que deixamos de ter. Talvez no início da relação o casal enviasse mensagens de bom dia ou boa noite, e textos românticos ao longo do dia. É natural que essas ações diminuam com o passar dos anos mas não têm necessariamente de deixar de existir. Pode enviar uma SMS carinhosa ao companheiro/a ou deixar-lhe um bilhete romântico que ele leia antes de sair. Faça elogios frequentes e deem sempre um beijo antes de ir dormir.
• Dividir as responsabilidades.
Dividir as tarefas domésticas é uma tarefa fundamental senão a mais importante para haver harmonia em casa. Se um dos elementos fica constantemente sobrecarregado com tarefas que dizem respeito aos dois, é natural que acumule stress e brigue com o parceiro/a. Além disso, mesmo que um dos elementos acabe por se acostumar a fazer a maioria das tarefas lá por casa, acaba por ter menos tempo para estar com o parceiro, mais cansado e chateado tornando-se desagradável para com os que o rodeiam.
• Respeite o espaço pessoal.
Embora seja preciso passar tempo de qualidade em casal, as atividades pessoais são fundamentais para uma vida saudável e satisfação pessoal. Se o seu companheiro tem um hobbie, não seja egoísta e dê-lhe espaço para que possa continuar a praticá-lo. Além disso, passar tempo com os amigos traz novidade e diversão pelo que é importante incluir essa parcela na vida em casal.
• Aceitar diferentes pontos de vista
Um casal não tem de ter necessariamente a mesma opinião sobre todos assuntos. Embora existam temas que podem originar discussões como política ou religião, é necessário aceitar os diferentes pontos de vista do parceiro e concordar em discordar. Muitas discussões não são fundamentais à vida a dois e muitas das vezes não existem verdades absolutas quanto ao tema em causa.