Como Fazer

Como responder às perguntas das crianças?

8 Conselhos práticos para responder às perguntas das crianças.

As crianças querem conhecer o mundo e a melhor forma de o fazerem é perguntando. Os pais devem estar preparados para saber responder a temas sensíveis como a morte, o sexo, o corpo etc..

Uma criança curiosa é uma criança interessada pela vida e pelo mundo que a rodeia. Esta é uma atitude muito positiva e é importante encorajá-la.

A comunicação entre pais e filhos deve ser constante e aberta.

criança-01

1 Esteja seguro da sua informação

É importante que saiba do que está a falar. Se a criança insiste num ou noutro tópico convém informar-se bem sobre ele para poder responder. Forneça conselhos fiáveis. As crianças entre os 8 e 10 anos geralmente aceitam bem as explicações dadas de forma convincente e confiante.

2  Seja franco e verdadeiro

Não exagere o que sabe. As crianças devem ser capazes de ver nos pais uma fonte fidedigna de informação. Este é o primeiro passo para uma relação de confiança.

3  Seja breve

As crianças têm um tempo muito reduzido de atenção por isso não convém alongar-se muito nas suas explicação. Responda apenas ao que eles perguntam e mantenha-se no tópico.

4  Utilize exemplos

Utilize situações que lhes são familiares e fáceis de entender numa linguagem adequada.

5 Respeite a opinião

Tente compreender o que a criança já sabe sob o assunto e qual a sua opinião. Caso ela já tenha uma opinião formada não a ridicularize, respeite  e tente compreendê-la.

carrinho-01

6 Sexo e morte

O sexo e a morte  são dois temas sensíveis recorrentes na curiosidade infantil. É aconselhável aborda-los aos poucos sem revelar de imediato todos os mistérios sobre o assunto.

Crie um dialogo que possa ser aprofundado à medida que a criança vai crescendo.

7  Encorajar a pesquisa

A criança deve ser encorajada a verificar ou aprofundar a informação. Relembre-lhe que tem várias formas de o fazer e oriente essa procura como se estivessem ambos a descobrir. A abertura ao debate em assuntos controversos é importante.

8 Não crie divisões por sexo

É comum em muitas famílias ser o pai a falar com os meninos e a mãe com as meninas, no entanto esta atitude é desaconselhada. Ambos os pais devem ter abertura para falar de todos os temas com os seus filhos.