12 alimentos que surpreendentemente são melhores quando os tiramos do frigorífico.
1. Ovos
Já reparou que no supermercado os ovos não estão refrigerados? Igualmente também em casa não precisa de mantê-los no frigorífico. A forma como os ovos que compramos são processados faz com que não corram o risco de desenvolver salmonela à temperatura ambiente.
2. Manteiga
Apesar de ser um subproduto lácteo, a manteiga pode igualmente ser guardada à temperatura ambiente sem que isso afecte significativamente a sua longevidade.
Se não gosta da manteiga dura e difícil de espalhar, não colocar a manteiga no frigorífico é uma boa opção.
Se não usar a manteiga com muita regularidade e desejar conserva-la por um maior período de tempo, mantenha a embalagem no frigorífico e vá retirando para uma manteigueira pequenos pedaços à medida que for consumindo.
3. Mel
O mel é dos alimentos com maior longevidade quer refrigerado quer à temperatura ambiente. Neste caso, colocar o mel no frigorífico acaba por ser contra producente pois faz com que ele ganhe cristais sólidos mais difíceis de dissolver.
4. Bolos
A maioria dos bolos quando colocados no frigorífico secam mais rapidamente. Os bolos sem recheio ou apenas com cobertura de açúcar podem ser guardados em tupperwares ou caixas herméticas à temperatura ambiente por cerca de 3 dias sem se estragarem e mantendo a sua humidade. Para preservar bolos durante mais tempo pode também colocá-los no congelador.
5. Abacate
Se o abacate estiver maduro pode refrigerá-lo mas caso contrário, se o abacate estiver ainda um pouco verde convém porém deixa-lo à temperatura ambiente até atingir a textura desejada.
6. Banana
Tal como abacate, só se devem colocar bananas maduras no frigorifico. O frio inibe po processo de amadurecimento da banana e se elas forem colocadas muito verdes acabam por se estragar sem atingir o grau de amadurecimento ideal.
7. Melão
Para que o melão se mantenha doce e saboroso ele só deve ser colocado no frigorífico depois de aberto.
8. Tomate
Refrigerar o tomate faz decompõe os seus açúcares e ácidos naturais que lhe dão o sabor, assim como destroí a estrutura celular que lhe confere a sua textura apetecível. Em vez do frigorífico, mantenha o tomate num local escuro e seco à temperatura ambiente.
9. Batatas
Colocar as batatas no frigorifico faz com que a fécula de batata se torne num açúcar alterando assim o sabor. Mantenha-as num sitio escuro e fresco mas fora do frigorífico.
10. Cebola e alho
Devem ser guardados num sito fresco e seco mas também arejado. não devem ser colocados num saco ou contentor fechado ou estanque.
O sabor do alho é também alterado durante a refrigeração e o seu odor intenso acaba por contaminar outros alimentos no frigorífico.
Não guarde as cebolas juntamente com as batatas pois a sua humidade e gases aceleram o processo de putrefacção.
11. Molho picante
Os molhos avinagrados como o piri-piri aguentam até 3 anos fora do frigorífico. O frio do frigorífico pode até ser prejudicial à textura e sabor do molho.
12. Condimentos
Ketchup e mostarda podem aguentar até um mês à temperatura natural fora do frigorífico.