Sabe reconhecer os primeiros sintomas de um ataque cardíaco? Por vezes os sinais podem ser mais subtis do que imagina. Informe-se!
Ao contrário do que se pode pensar, ter um ataque cardíaco não é um evento súbito e fulminante. Muitas vezes ter um enfarte do miocárdio ou ataque cardíaco pode ser um processo mais progressivo e sem sintomas muito intensos. Nestes casos torna-se complicado para a pessoa diferenciar entre o ataque e uma indisposição ocasional. Em todo o caso, independentemente da intensidade e rapidez do evento é sempre imprescindível agir com rapidez e alertar os serviços de urgência.
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de oxigénio que chega ao coração através do sangue é constrangido ou cortado. Isto acontece quando a circulação de sangue nas artérias se encontra comprometida ou bloqueada. Muitas vezes é responsável pelo bloqueio a camada de gordura ou colesterol que se aloja nas paredes arteriais formando uma placa (doença coronária).
Um dos perigos da formação excessiva deste material gorduroso é a possibilidade de formação de coágulos ao desprender da parede da artéria. Estes podem atingir um volume maior e acabam por obstruir por completo a passagem do sangue para o coração, que, caso a artéria não seja rapidamente desimpedida começa a morrer sofrendo cada vez mais danos graves e permanentes.
Conseguir reconhecer os primeiros sinais de alerta em tempo útil pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Existem assim alguns sinais típicos aos quais devemos estar sempre atentos. Após o seu aparecimento não deixe passar mais de 5 minutos até alertar os serviços médicos de urgência!
Esteja atento aos sinais
Os sintomas de ataque cardíaco podem variar de pessoa para pessoa e de evento para evento. O facto de já ter tido um enfarte do miocárdio com determinados sintomas não significa que estes se voltem a repetir no caso de outro ataque.
Embora os sintomas sejam mais ou menos universais existem tendências diferentes divididas por géneros masculino e feminino.
Sintomas gerais de ataque cardíaco
1. O sinal mais comum e facilmente reconhecível de que pode estar a ter um ataque cardíaco é a sensação de desconforto no peito. Esta pode não se manifestar como dor intensa mas sim também como a sensação de aperto, enfartamento ou pressão. Estes sinais podem ser constantes ou intermitentes.
2. Dor ou desconforto em um ou nos dois braços e / ou dor no pescoço e maxilar.
3. Dor nas costas e / ou dores ou desconforto no estômago com ou sem vómito.
4. Outros sintomas importantes como falta de ar, suores frios, e sensação de fadiga podem acompanhar estes sinais. Nas mulheres a aparição deste tipo de sinais é mais frequente que nos homens.
5. Para além dos sintomas descritos acima é mais frequente no caso das mulheres a ocorrência de dificuldades respiratórias, tonturas, enjoo, vómito, fadiga e desmaio.
Veja também:
Como melhorar a imunidade de forma natural?
Como combater a celulite e efeito casca de laranja da pele?
Como escapar de um carro a afundar?