Como Fazer

Como baixar a pressão arterial de forma natural

A pressão arterial elevada é um problema comum na população. Quando existe uma constante subida da pressão sanguínea nas artérias, considera-se que a pessoa sofre de hipertensão arterial. Embora seja hereditário, existem muitos factores de risco que podem levar a este quadro clínico. O stress, a depressão, a obesidade, o estilo de vida e o abuso de substâncias como o álcool ou tabaco, são alguns dos factores de risco de desenvolver a doença. Alguns dos principais sintomas da pressão elevada são: enjoos, dores de cabeça, tonturas, confusão, taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), suores e distúrbios visuais. No entanto estes sintomas passam muitas vezes despercebidos ou são erradamente associados a outras causas ou doenças. Na maioria da vezes, a pressão arterial elevada é tratada com medicamentos. No entanto, em alguns casos é possível reduzir substancialmente a sua pressão arterial de forma natural, recorrendo a algumas mudanças de hábitos alimentares e alguns remédios caseiros. Consulte aqui algumas formas de reduzir a pressão arterial alta sem recorrer a substâncias químicas.

Como baixar a pressão arterial de forma natural

1. Perder peso

A obesidade é um factor de risco que está directamente ligado à hipertensão. O peso extra vai causar pressão sobre o seu coração, pulmões e sistema circulatório, elevando a pressão arterial. Faça exercício e perca peso. Mude os seus hábitos alimentares e vai ver que isso não só diminui a sua tensão, como irá melhorar significativamente a sua saúde no geral.

obesi

2. Evite o sal

O cloreto de sódio aumenta o volume de sangue dentro das veias e artérias obrigando o coração a bombear mais forte. Isto causa um aumento da pressão arterial. A quantidade diária recomendada de sal são 2,4 gramas por dia, o equivalente a 6 gramas de sal. No entanto se já é hipertenso esta quantidade deve ser reduzida para 1,5 gramas. Evite ao máximo ingerir sal, assim como o consumo de alimentos com excesso de sódio. Para além deste problema, o sódio pode ainda causar problemas nos rins, perturbações do sistema nervoso, insuficiência cardíaca e outros problemas graves de saúde.

ARTIGO

3. Diminua o stress

Quando passamos por uma situação de stress a tensão arterial sobe, a respiração acelera, o coração bate mais depressa e os músculos ficam mais tensos. Se o stress for recorrente, a pessoa pode mesmo tornar-se hipertensa. Diminuir o stress é fundamental para uma vida saudável por isso pratique Yoga ou qualquer desporto que o ajude a relaxar, mude os seus hábitos alimentares, durma as horas necessárias por dia e tente abstrair-se dos problemas do trabalho e vida pessoal. Se for preciso consulte um psicólogo que o poderá aconselhar sobre a melhor forma de reduzir o stress.

images

4. Água de alho

O alho tem propriedades que ajudam a reduzir a tensão arterial. Experimente este remédio caseiro e verá diminuídos os valores da pressão sanguínea. Só precisa de:

  • 1 dente de alho cru, descascado e amassado
  • 100 ml de água

1. Comece por colocar o dente de alho no copo de água e deixe a mistura a repousar durante cerca de 8 horas. Pode deixar de um dia para o outro.

2. Beba o copo de água ao final desse tempo, de preferência de manhã e em jejum.

remedio-caseiro-para-pressao-alta-2-640-427

5. Chá de erva cidreira

Alguns chás são excelentes coadjuvantes no combate a doenças, como é o caso da pressão arterial elevada. O chá de erva cidreira é um calmante natural e proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos, diminuindo a pressão sanguínea.

photo-Lemon-balm-tea-e1269628549850

6. Cuide da alimentação

Por último nas não a menos importante, mude os seus hábitos alimentares. Deve evitar os fritos, molhos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, carnes vermelha e processadas, gorduras, enchidos e comidas ricas em sal. Por outro lado deve inserir na sua alimentação queijos sem sal, frutas frescas, cereais integrais, legumes crus e cozidos, azeite de oliva e suco de beterraba.

ALIMENTOS (152)

E sobretudo: Deixe de fumar!

Veja também:

Como subir a tensão arterial sem medicamentos

Remédios caseiros para a tensão baixa