Como Fazer

Como gastar menos dinheiro em compras de supermercado

O supermercado é um dos locais onde se gasta a maior parcela do orçamento familiar. Embora seja indispensável, um bom planeamento e gestão das suas idas às compras podem fazê-lo poupar dinheiro e juntar algum dinheiro por ano. As cadeias de supermercados utilizam vários truques para o fazer gastar mais dinheiro mas, seguindo algumas dicas, é possível fugir às rasteiras que eles nos pregam para elevar o consumo.

Veja também este artigo relacionado:Dicas poupar no supermercado

poupar_super

Quer saber como gastar menos dinheiro em compras de supermercado?

– A primeira coisa que tem de fazer é planear as suas compras. Faça uma lista do que realmente precisa para evitar compras impulsivas. Evite trazer produtos que não lhe façam falta e, se possível, planeie as refeições com alguma antecedência. Evite também passear por corredores que não tenham os produtos estipulados na lista, evitando assim cair em tentação.

– Faça um orçamento antes de sair de casa. Tendo em conta o que precisa, defina um limite para o montante planeia gastar na sua ida às compras. Isto permite-lhe não só gerir melhor o orçamento, como o ajuda a evitar trazer extras desnecessários. Uma dica: separe as compras semanais das mensais. Guarde os detergentes, enlatados e produtos com grande validade para uma ida mensal às compras. Assim, as compras semanais restringem-se aos produtos frescos, pelo que acaba por passar menos tempo no supermercado.

– Use os vales de desconto e cupões disponíveis em revistas e websites. Os cupões estão cada vez mais na moda, sendo possível poupar dezenas de euros se os usar. Mas atenção! Verifique primeiro se o desconto vale a pena, e se compensa deslocar-se a um supermercado mais longe do habitual. Pode sempre aderir aos cartões e programas de fidelidade do seu supermercado preferido que, a maioria das vezes, oferece descontos ou talões promocionais. Existem motores de busca próprios onde pode fazer uma estimativa do que vai gastar em combustível, facilitando a decisão.

– Se puder evitar levar as crianças consigo, melhor. Os mais novos acabam sempre por pedir produtos desnecessários ou chamativos. Assim, se os levar consigo, vai acabar por comprar algo que não precisa. Se puder optar por essa alternativa, deixe-os com os avós ou companheiro/a.

– Compare sempre os preços. Há quem opte por comprar regularmente produtos de marca branca. Embora sejam mais baratos a maioria das vezes, é preciso ter em atenção que existem exceções! Nos dias de hoje as cadeias de supermercado fazem frequentemente promoções bastante aliciantes (50% ou mais). Por isso, existem situações em que as grandes marcas acabam por compensar face às chamadas marcas brancas. Alguns cupões e vales são também muitas vezes acumuláveis com certos descontos em vigor, pelo que é preciso comparar preços e quantidades de um certo produto, antes de se lançar a uma marca específica. Não seja fiel a uma marca! Existem muitas marcas de linha branca com uma qualidade que compete com as mais conhecidas do mercado.

– Fazer compras online é também uma prática que oferece grandes vantagens, principalmente quando a entrega em casa é grátis. As grandes superfícies fazem este tipo de ofertas promocionais frequentemente, pelo que pode optar por fazer as compras no conforto do lar sem pagar mais por isso. Fazer compras online permite-lhe controlar os gastos de uma forma muito mais eficiente. Enquanto nos supermercados o valor das compras é sempre uma surpresa, ou um valor aproximado da nossa estimativa, os websites permite-lhe verificar imediatamente quanto vai ser o custo final das suas compras. Além disso permite-lhe filtrar os produtos por ordem crescente de preço, o que representa uma grande poupança de tempo e dinheiro. (veja também: como fazer compras online em segurança)

– Algumas superfícies têm também o chamado “scan self-service”, permitindo-lhe verificar a soma total das suas compras em tempo real. Se levar as crianças consigo pode aproveitar para lhes pedir ajuda. Não só eles adoram brincar com a maquineta, que lhes dá uma sensação de poder, como acabam por se distrair e pedir menos produtos desnecessários.

E por último mas não menos importante, uma das regras fundamentais: não vá às compras com fome. Os estudos indicam que fazer as compras com fome aumenta o consumo de produtos desnecessários assim como a compra de alimentos menos saudáveis. Por isso, pela sua saúde e carteira, almoce ou jante antes de fazer as compras, ou coma um snack para matar a fome.

Gostou deste artigo? Veja também o artigo relacionado:

Dicas poupar no supermercado