Como Fazer

Como melhorar a imunidade de forma natural?

Perder peso, melhorar o sistema imunitário, controlar o colesterol são algumas das coisas nas quais uma alimentação rica em legumes variados tem um papel essencial.

A melhor maneira de ter uma saúde de ferro é através de uma alimentação equilibrada em vitaminas, fibras, minerais e substâncias que promovem o bom funcionamento do organismo. Os legumes e verduras são vitais nesta tarefa apresentando um elevado valor nutritivo. Ajudam a prevenir doenças assim como na sua recuperação enquanto mantêm um bom equilíbrio funcional do corpo.

Podem consumir-se cozinhados como acompanhamento ou prato principal, em sopas, guisados, fritos, cozidos, grelhados… No entanto, para tirar o melhor partido das suas propriedades nutricionais eles devem ser consumidos crus. A maioria das vitaminas são muito sensíveis às temperaturas elevadas o que faz com que sejam destruídas durante a confecção. Sumos, saladas e batidos são a melhor alternativa para quem quer desfrutar ao máximo das boas substâncias presentes nas frutas e legumes. tente incluir uma destas variantes como acompanhamento da sua refeição.

Nem todos os legumes são comidos crus, porém no dia a dia existem alguns que são mais utilizados desta forma e que podem contribuir em grande escala para o bem estar do organismo. O tipo de legumes varia bastante de zona para zona e também com a época do ano, mas de uma maneira geral, quer por uma razão ou outra, os mais recomendados para uso diário são:

Folhas verdes: alface, chicória, agrião

Caules:  aipo

Frutas: tomate, pepino, pimento

Bolbos: cebola e alho

Raízes: cenoura, beterraba, rábano

Alface

alfaces

 

Embora possa ser facilmente encontrada à venda todo o ano a alface é  melhor na altura da primavera. Ela é composta 95% por água tendo assim um efeito diurético.

O caule contém uma substância leitosa de efeito calmante muito utilizada em infusão para combater insónias.

Chicória

1904178_703951533014119_3352068685346290102_n

A chicória é uma planta de Inverno mas que pode ser encontrada nos supermercados quase todo o ano.

Pode ser utilizada em saladas misturada com outras verduras já que o seu sabor pode ser um pouco mais amargo.

A chicória para além de ter um efeito diurético e depurativo também ajuda o organismo a eliminar toxinas. É aconselhada a diabéticos uma vez que promove a descida da glucose no sangue.

Agrião

Existe maioritariamente em duas variedades, uma mais pequena (de jardim) e outra maior (de água). Tem um sabor fresco e picante e é muito usado cru em saladas.

O agrião é aconselhado na doença da tiróide e anemia devido ao seu elevado teor em iodo e ferro. Rico em vitaminas A, C e E é também eficaz no alívio de infecções fúngicas e bacteriológicas.

50 gr diárias de agrião constituem uma boa defesa contra gripes e constipações assim como aliviam sintomas de tosse.

Aipo

Pode ser usado cru na salada. É diurético e bom para os rins, fígado e visicula. Quando consumido em grande quantidade pode ter um efeito indigesto ou laxante.

Tomate

O tomate constitui uma boa fonte de vitaminas e minerais. Ele ajuda a prevenir gripes e constipações e é aconselhado na desintoxicação do fígado.

A sua variedade mais pequena “tomate cherry” ou “tomate cereja” é mais rica em açúcares naturais e menos ácida.

Deve evitar-se o consumo de tomate demasiado maduro devido ao aparecimento de solanina, uma substância toxica que  pode provocar dores de cabeça e de estômago.

Pepino

O pepino pode ser consumido cru com casca se for de uma variedade mais pequena e de casca fina. Se por outro lado ele for da variedade maior cuja casca é mais grossa é aconselhável que o descasque.

Na sua composição conta com cerca de 96% de água sendo por isso bastante utilizado na preparação de sumos e batidos que ajudam a hidratar e matar a sede.

Contém também algumas substâncias laxantes.

Pimento

pimento

Existem várias variedades de pimento, mas as mais comuns são a vermelha, verde e amarela. É muito rico em vitamina C.

O pimento é conhecido por algumas propriedades anti-cancerígenas, principalmente em relação ao cancro pancreático e da bexiga.

Ajuda também a neutralizar a acidez do estômago.

Cebola

cebola

A cebola pode ser comida crua em saladas, sendo a mais avermelhada a melhor para este efeito devido ao seu sabor mais suave.

Em geral a cebola é um alimento diurético e anti-diabético e ainda ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Previne constipações e ajuda no descongestionamento nasal.

Alho

O alho atua como um antibiótico natural. É anti-inflamatório, ajuda a reduzir o colesterol e a regularizar a pressão sanguínea.

Cenoura

A cenoura é comercializada todo o ano, porém, a sua época ideal é o início do Verão. Tanto a cenoura como as suas folhas são comestíveis.

É rica em provitamina  A que ajuda a dar cor à pele assim ao mesmo tempo que promove a saúde ocular. Ela é também um bom regulador intestinal com propriedades diuréticas e que ajuda a reduzir o colesterol.

Geralmente a cenoura crua é utilizada ralada ou misturada em sumos ou batidos.

Convém lembrar que a cenoura se deteriora facilmente quando num compartimento estanque, assim devem-se evitar sacos plásticos não perfurados.

Beterraba

Na beterraba pode ser consumidas tanto a raiz como a folha.

Muito utilizada na salada ralada ou cortada em rodelas ocupa também um papel central em muitos sumos e batidos devido ao seu conteúdo de açúcares naturais e propriedades anti-cancerígenas.

Normalmente é consumida cozida

Veja também:

Como melhorar a sua saúde com batidos naturais?

Como evitar gripes e constipações?

Como obter vitaminas sem suplementos?

Como preservar as vitaminas das frutas e verduras?

Como manter as vitaminas dos legumes e vegetais durante a cozedura?