Como Fazer

Como poupar dinheiro?

20 formas de poupar dinheiro no dia a dia.

Dê uma revira volta nas suas despesas. Pequenos gestos no dia a dia podem fazer uma grande diferença no final do mês.

No poupar é que está o ganho. De facto quando o salário não chega para as despesas o ato de poupar tem de se algo com que se convive no dia a dia, por isso deve fazê-lo de forma automática e intuitiva.

Há muitos hábitos quotidianos que nos levam a gastar mais que o necessário e que através de simples alterações diárias se podem converter numa boa ajuda financeira.

Veja também: Como ganhar dinheiro rápido

 cred

1. Evite cartões de crédito

Adiar um pagamento através da utilização do cartão de crédito pode ser conveniente na altura mas nunca é uma estratégia rentável. Desta forma não só está a aumentar o preço do que está a comprar, devido aos juros acumulados, como está a adiar uma situação sem a resolver. Alem disso, torna-se mais complicado controlar o balanço das suas despesas desta forma uma vez que este tipo de pagamento pode ar a sensação de que não está a gastar muito dinheiro, quando a verdade é justamente o contrario.

Reserve o crédito dos seus cartões apenas para situações de emergência.

2. Pague em numerário

Ter dinheiro físico nas mãos obriga-nos a tomar consciência do quanto estamos a gastar. Levante uma quantia certa do que deseja gastar durante a semana e leve consigo apenas o que pretende gastar durante o dia. Desta forma torna-se mais fácil controlar as suas despesas e ter uma noção do quanto gasta por dia.

listas

3. Faça uma lista de compras

As grandes superfícies comerciais são conhecidas pela facilidade com que aliciam os seus clientes a gastar mais do que o necessário. Estima-se que em média acabamos por gastar cerca de 15 % a mais do que pretendíamos durante uma visita a estas lojas.

Faça uma lista de compras e não se deixe seduzir por descontos ou promoções a menos que o produto oferecido faça já parte da sua lista.

mes

4. Faça as compras para o mês

Tente fazer de uma só vez as suas compras para o mês  inteiro. Desta forma não só poupa em deslocações como também reduz as oportunidades de ceder às tentações do marketing e comprar mais do que realmente necessita.

5. Tire partido das embalagens grandes

Muitas marcas disponibilizam embalagens em tamanho XXL a preços mais económicos que as de tamanho normal.  Estas acabam por compensar caso o produto seja durável. Tenha em mente que pode sempre criar as suas próprias frações em casa utilizando frascos,m sacos, tupperwares etc..

casaref

6. Faça mais refeições em casa

Comer fora fica sempre mais caro do que preparar as suas refeições em casa. Reserve as idas ao restaurante para ocasiões especiais.

Da mesma forma, comprar refeições pré-preparadas, ainda que congeladas acaba sempre por sair mais caro do que confecionar os seus próprios pratos.

Caso disponha de pouco tempo, cozinhe as suas refeições todas de uma vez em grande quantidade, divida-as por tupperwares e congele para durante a semana.

7. Compre artigos fora de época

Planeie com bastante antecedência o que vai precisar de comprar para uma altura específica, por exemplo, faça as compras de Natal como brinquedos  uns meses antes quando os preços ainda não foram inflacionados pela procura, da mesma forma pode preparar-se no início do ano para o Verão, comprando ventoinhas, geleiras etc.. a preços mais económicos do que durante os meses de calor.

8. Ensine as crianças a poupar

Atribua uma mesada aos seus filhos para que eles aprendam o valor do dinheiro e como o devem gerir.

9. Compre marcas secundárias

Muitas vezes, apesar de terem um preço mais reduzido, as marcas brancas não se revelam a melhor opção devido à fraca qualidade do produto. Optar por marcas que não são líderes de mercado, neste caso, pode ser uma boa forma de obter a melhor relação qualidade preço.

10. Mantenha as contas em dia

Todas as noites faça a soma do que gastou durante o dia e mantenha uma tabela organizada. No final do mês terá uma visão muito mais objetiva de como gasta o seu dinheiro.

prom

11. Compare preços

Não compre por impulso, reserve sempre um pouco do seu tempo para analizar bem os produtos que pensa comprar . Nem sempre o mais barato é o mais económico. O ideal é obter uma relação qualidade / preço satisfatória. Se não ficar satisfeito com a sua compra um artigo barato acaba por sair caro.

12. Partilhe o carro

Procure pessoas que  façam diariamente os seus trajetos mais frequentes e partilhe o carro. Proponha um regime de alternância entre carros. Assim, todos pouparão gasolina ao mesmo tempo que reduzem o desgaste dos veículos.

13. Visite sempre o mesmo mecânico

Caso o seu automóvel não tenha garantia na marca procure um Mecânico independente. As reparações na marca são sempre mais dispendiosas.

Visite sempre o mesmo Mecânico e estabeleça uma boa relação com ele. Poderá usufruir de algumas regalias de fidelidade. O Mecânico começará a conhecer melhor o carro  e até poderá eventualmente resolver-lhe alguns assuntos apenas com uma chamada telefónica.

14. Trocar peças

Se após uma avaliação no Mecânico o seu carro precisar de peças novas não deixe esta tarefa para o concessionário ou oficina, tente primeiro pesquisar por si os preços mais acessíveis em lojas de acessórios ou pela internet.

15. Evite as agências

Se procura comprar ou arrendar uma casa evite recorrer às agências imobiliárias ou outros intermediários. Procure no jornal, internet, cartazes na rua ou anúncios em supermercados e superfícies comerciais. Qualquer intermediário cobrará ao vendedor uma comissão o que irá fazer subir o preço reduzindo a margem para negociar uma boa oferta. Lidando diretamente com o vendedor poderá mais facilmente negociar um preço mais económico.

16. Poupe na conta da água

Para poupar água tome duches curtos em vez de banho de imersão.  Mantenha sempre as torneiras em bom estado sem pingos nem fugas. Enquanto se estiver a ensaboar, escovar os dentes ou passar champô não deixe a água a correr.

Apenas ligue a máquina de lavar roupa ou loiça quando ela estiver cheia.

16. Faça você mesmo pequenos arranjos em casa

Pequenos arranjos caseiros  podem ser facilmente feitos por si. Existem muitos livros, guias e sites que o podem ajudar a resolver os problemas mais frequentes.

lamp

17. Poupe na conta de eletricidade

Muitos aparelhos eletrónicos como televisores, leitores de DVD entre outros mesmo quando desligados no botão off continuam a consumir energia enquanto estão ligados à corrente. Desligue-os da tomada e ligue apenas quando os vai utilizar.

18. Não desperdice

Compre produtos da época, como frutas e legumes, estes são sempre melhores e mais económicos.

Aproveite os restos, por exemplo, rale o pão depois de duro ou fatie e faça tostas.

Faça opções que beneficiam a sua saúde e a sua carteira ao mesmo tempo. 1 Kg de bife tem menos proteínas, mais gordura e é bastante mais dispendioso do que 1 Kg de lentilhas.  Pesquise online novas receitas económicas e saudáveis que pode fazer facilmente em casa e em grande quantidade.

19. Nas férias troque de casa

Se quiser cortar nos gastos nas suas férias procure um sistema de troca de casas. Proponha a amigos que morem noutras cidades ou procure em sites de comunidades de troca de alojamento.

jornal

20. Vá à biblioteca

Se gosta de estar informado ou é amante de literatura inscreva-se na sua biblioteca municipal. É gratuito e terá acesso a um sem número de obras literárias, cientificas, históricas…. jornais, revistas e ainda acesso à internet.