Faça os seus próprios caldos de tempero e conserve-os no frigorifico. Compactos e prontos a usar!
Sabia que para manter as ervas aromáticas saborosas por muito tempo basta juntar um pouco de azeite e levá-las a congelar? Desta forma pode facilmente preservar as suas próprias receitas de tempero como molho pesto, caldo de tomate, puré de cenoura… O óleo do azeite não só ajuda a proteger os ingredientes dos efeitos nefastos do congelamento como, ao mesmo tempo dá-lhes textura e sabor sem precisar de juntar azeite extra quando for cozinhar. Basta juntar um cubo desta mistura ao seu cozinhado e tem uma excelente base para o seu prato.
Deve no entanto ter em atenção alguns aspetos ao escolher as suas ervas e condimentos. Este método funciona melhor com ervas de folha mas dura como o alecrim, a sálvia, os orégãos, o tomilho… Ervas aromáticas de folha fina como a salsa, a hortelã, manjericão, endro… não mantêm o mesmo sabor após o congelamento sendo por isso aconselhável adiciona-las frescas e cruas diretamente ao cozinhado.
Veja também: Como fazer batatas fritas crocantes
Para melhor preservar as suas ervas e temperos no frigorífico deve:
– Escolher ervas frescas e firmes.
– Pode utiliza-las inteiras ou finamente cortadas.
-Numa couvete de gelo, encha cada cubo até cerca de 2/3 com as suas ervas de tempero.
-Misture ervas diferentes para criar novos sabores.
– Deite azeite com um pouco de manteiga derretida por cima das ervas em cada cubo da couvete. Cubra com papel celofane e deixe de um dia para ou outro no congelador.
– Retire os cubos das couvetes e guarde em sacos para congelar. Não se esqueça de criar etiquetas para cada tempero diferente!
via the kitchn