7 dicas para evitar a perda de vitaminas e minerais durante a cozedura.
Cozer legumes em água é uma das formas mais saudáveis de os confeccionar, porém, esta forma de preparação implica a perda de muitas vitaminas e minerais que se dissolvem na água da cozedura. Se não tiver em atenção alguns cuidados pode perder até 84% do teor vitamínico do seu cozinhado.
Não desperdice o que é bom para a sua saúde. Siga estas dicas para manter as vitaminas e minerais dos seus legumes durante a cozedura.
1. Pouca água
É bom para o ambiente, para a conta mensal e para si! Utilize sempre o mínimo de água possível na cozedura dos legumes e vegetais para minimizar a dissolução de vitaminas e minerais.
2. Deixar ferver
Adicione os legumes e verduras à água só depois desta começar a ferver.
3.Retirar do lume
Quanto menos tempo os legumes estiverem dentro de água mais vitaminas retêm. Evite deixá-los repousar na água da cozedura. Assim que estejam prontos retire do lume e escorra.
4. Pedaços grandes
Coza os legumes inteiros ou em pedaços grandes. Sempre que possível prefira produtos frescos e crus.
6. Caldos
A água da cozedura retém grande parte das vitaminas e minerais do cozido. Aproveite-a para fazer sopas, caldos ou estufados.
7. A Vapor
Se não quiser guardar a água da cozedura, pondere cozinhar a vapor. Este método para além de intensificar o sabor dos legumes e vegetais mantém uma percentagem muito superior das suas vitaminas. Brócolos cozidos em água, por exemplo, podem chegar a perder cerca de 60% do seu teor vitamínico, enquanto que a vapor a perda é reduzida para cerca de 25%.